Kafka, Benjamin: o natural e o sobrenatural

Autores

  • Sônia Campaner Miguel Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000200010

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Franz Kafka, Lei, Natureza, Culpa.

Resumo

Pretende-se explorar alguns aspectos da obra de Franz Kafka que vinculam as experiências do escritor às experiências do homem das grandes cidades modernas, e, por outro lado, colocam essas mesmas experiências “sob violenta tensão em relação às místicas”. Alguns elementos da obra de Kafka, como a impessoalidade, o anonimato, os inúmeros corredores ou repartições sufocantes, representam um diagnóstico, tido muitas vezes como sombrio, mas essencialmente crítico da modernidade. A partir da parábola Diante da Lei, inserida no romance O Processo e contada ao protagonista como uma forma de ligar sua experiência à tradição, procurar-se-á discutir tanto o papel da crítica à modernidade como o papel desempenhado pela tradição (a teologia judaica), além das noções de culpa e lei, natural e sobrenatural.

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Publicado

01-12-2007

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Ferrari, Sônia Campaner Miguel. “Kafka, Benjamin: O Natural E O Sobrenatural”. Trans/Form/Ação, vol. 30, nº 2, dezembro de 2007, p. 151-65, https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000200010.

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