Palavra do Editor

Autores

  • Andrey Ivanov

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n4.01.p7

Palavras-chave:

Palavra do Editor

Resumo

Neste quarto fascículo regular de 2018 da revista Trans/Form/Ação, contamos com dez contribuições inéditas focadas nos pensamentos moderno e contemporâneo, na lógica e na filosofia da ciência. No primeiro texto, Fernando Silva aborda o tema da ilusão poética em Kant e o vínculo que esta estabelece entre os sentidos e entendimento. Em uma contribuição original aos estudos machadianos, Fernando B. de Oliveira apresenta uma interpretação do soneto “Spinoza” de Machado de Assis que o exalta como trabalhador e pensador.
Como assuntos também presentes neste fascículo, podemos citar: os Discursos à nação alemã, de Fichte, e a Crítica da razão tupiniquim, de Roberto Gomes, são comparados por Luis F. Garcia, mostrando que ambos os pensadores são impelidos a criar condições para que o espírito local não seja colonizado ou que se liberte de uma colonização já posta; a compreensão da história, por Lukács, em sua relação com o conceito hegeliano de espírito é tratada por Antonio V. Silva Filho; a possibilidade de superação das críticas de Robert Nozick e Michael Sandel à teoria da justiça de John Rawls é defendida por Lara B. R. Floriani e Marcia C. P. Ribeiro.
Sobre a temática relacionada ao cristianismo ou à religião, Flávio M. Sofiati, Allan S. Coelho e Rodrigo A. L. Camilo discutem a presença de elementos advindos das ciências sociais na formulação teórica da teologia da libertação; Marciano A. Spica avalia duas teorias pluralistas, de John Hick e Victoria Harrison, como possibilidades de explicação da diversidade religiosa e de fomentar o diálogo inter-religioso; e John Bolender propõe discutir o problema da linguagem religiosa dentro da lógica e da medição envolvendo cálculos de caso-limites.
Este fascículo abrange ainda dois estudos: Alessio Gava analisa as vertentes do empirismo construtivo em autores como Alan Musgrave, Bas Van Fraassen e F. A. Muller; e Naím Garnica versa sobre a apropriação realizada por Judith Butler de alguns conceitos da estética da diferença de Derrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Ivanov

Docente do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP – Brasil. E-mail: andrey.ivanov@unesp.br

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Ivanov, A. (2019). Palavra do Editor. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 41(4), 7–8. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n4.01.p7

Edição

Seção

Editorial