Syneidesis, para além da fragmentação do espírito

uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens

Autores

  • Manuel Moreira da Silva

Palavras-chave:

Syneidesis, Consciência concreta, Pensar em imagens, Representação

Resumo

Este artigo discute a emergência da syneidesis (como consciência ativa concreta) e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis – como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens (consciência retrospectiva ou consequente) – é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também se nomearia conscientia antecedens (consciência antecedente), típicas do pensamento da representação. Nessa perspectiva, de início, o artigo apresenta as linhas gerais da syneidesis e, ato contínuo, o pensar em imagens como seu elemento próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Moreira da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, (Unicentro), Guarapuava, PR – Brasil.

Referências

REFERÊNCIAS

ALBERTUNI, C. A. O termo sindérese e sua introdução no pensamento medieval. Àgora

Filosófica, ano 10, n. 1, p. 15-22, jan./jun. 2010.

ARISTÓTELES. De anima. Apresentação, tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis, Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.

ARISTOTLE. De anima. Translation, introduction and notes by R. D. Hicks. Cambridge: Cambridge University Press, 1907.

COOK, E. Conscience in the New Testament. Journal of the Adventist Theological Society, v, 15, n.1, p. 142-158, Spring 2004.

DA SILVA, M. M. O problema do início e a questão do abrangente: linhas fundamentais de uma metafísica pós-moderna. In: . (org.). Ser e pensar, inícios. São Paulo: Todas as Musas, 2016. p. 221-254.

. A concepção aristotélica do pensar em imagens: nota sobre seu influxo na lógica e na metafísica. Humus, 2019. No prelo.

DEMÓCRITO DE ABDERA. Fragmentos. DK 68 B, 297. In: DIELS-KRANZ. Die

Fragmente der Vorsokratiker. Berlin: Weidmannche Buchhandlung, 1922.

DUNS SCOT. L’Image, Paris: Vrin, 1993.

DUPONT, J. Syneidèsis: aux origins de la notion chrétienne de conscience morale.

Studia Hellenistica, v. 5, p. 119-153, 1918.

FREUD, S. Gesammelte Werke (Kindle, ebuch folgt dem Originaltext). E-artnow, 2015: Das Ich und das Es (1923).

. Gesammelte Werke (Kindle, ebuch folgt dem Originaltext). E-artnow, 2015: Massenpsychologie und Ich-Analyse (1921).

. Neurose e psicose. In: FREUD, S. Neurose, psicose, perversão. Tradução de Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 274. (Original 1924). MARIETTA JUNIOR, D. E. Conscience in Greek Stoicism. Numen, v. 17, n. 3, p. 176- 187, 1970.

MERLAN, P. Metaphysica generalis in Aristotle. In: . From platonism to neoplatonism. 3th ed. revised. Hague: Martinus Nijhof, 1975. p. 169-174.

NAUSS, A. Freud’s superego and the Biblical Syneidesis. Concordia Theological Monthly, v. XXXIII, n. 5, p. 273-282, May 1962.

NOLANO, G. B. Il primo libro della Clavis Magna: Ovvero il trattato sull”intelligenza artificiale. Traduzione, introduzione e note di Claudio D’Antonio. Roma: Di Renzo, 2010.

OJAKANGAS, M. Arendt, Socrates, and the ethics of conscience. In: . (ed.). Hannah Arendt: practice, thought and judgement. Helsinki: Helsinki Collegium for Advanced Studies, 2010. p. 67-85.

PLOTIN. Ennéades I: Texte établi et traduit par Émile Bréhier. 2. ed. Paris: Les Belles Lettres, 1954.

PROCLUS, Commentary on the first book of Euclid’s elements. Translated with introduction and notes by G. R. Morrow. Princeton: Princeton University Press, 1970.

SCHINKEL, A. Conscience and conscientious objections. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

SCHMITT, A. Die Moderne und Platon. 2. Auflage. Weimar: J. B. Metzler, 2008.

SIMPLICIUS. On Aristotle On the Soul 3.6-13. Translated by Carlos Steel in Collaboration with Arnis Ritups. London; New York: Bloomsbury, 2014.

THOMAS AQUINAS. Commentary on Aristotle’s De anima. London: Routledge and Kegan Paul, 1951.

VARENDONCK, J. The psychology of day-dreams. London: George Allen & Unwin; New York: The Macmillan Company, 1921.

VIRASORO, R. La consciência moral y los valores. Dianoia, v. 9, n. 9, p. 258-281, 1963.

WALDMANN, M. Synteresis oder syneidesis. Theol. Quartalschrift, Heft III, p. 332-371, 1938.

WOODRING, B. Paul and Stoicism. December 3rd, 2012. A paper discussing Stoicism and its possible influence on Paul. Disponível em: www.scribd.com, enviado por Ben Woodring em Aug 30, 2013. Direitos autorais: Attribution Non-Commercial (BYNC). Acesso em: 14 nov. 2018).

Recebido: 15/11/2018 Aceito: 15/11/2018

Downloads

Publicado

28-12-2018 — Atualizado em 09-02-2023

Como Citar

Silva, M. M. da. (2023). Syneidesis, para além da fragmentação do espírito: uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 41(Special Issue), 13–30. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/8702

Edição

Seção

Artigos e Comentários