A superação intuitiva da metafísica

o kantismo de Bergson

Autores

  • Camille Riquier
  • Débora Cristina Morato Pinto

Palavras-chave:

Bergson, Metafísica, Kant, Crítica, Duração, Intuição

Resumo

O texto aqui apresentado analisa aspectos relevantes da complexa relação que Bergson estabelece com Kant. Defende-se a hipótese de que Bergson não pode ser considerado mero adversário do filósofo alemão, mas seu projeto filosófico tem como objetivo retomar a metafísica, levando em consideração os limites que a crítica kantiana lhe impôs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Riquier

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

16-05-2017 — Atualizado em 21-02-2023

Como Citar

Riquier, C., & Pinto, D. C. M. (2023). A superação intuitiva da metafísica: o kantismo de Bergson. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 40(2), 217–242. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6926

Edição

Seção

Tradução

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)