Tempo maquínico: contribuição para uma ritmologia do Capital

Autores

  • Guilherme Foscolo UFSB

DOI:

https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.nPara%20publicar.p%25p

Palavras-chave:

Ritmo, Modernidade, Estética, Stimmung, Filosofia da História

Resumo

Trata-se de pensar o ritmo da modernidade como resultado da dinâmica sociotécnica do Capital. Argumenta-se que a contínua transformação dos meios de produção e a disseminação de novas tecnologias tornam cada vez mais sintomáticas sensações de aceleração e estagnação – as quais reportam a um mesmo regime de temporalidade, aqui nomeado de “maquínico”. Atribui-se à sociotécnica capitalista um efeito específico de programação dos nossos corpos, sensações e percepção. Por fim, propõe-se a análise de Stimmungen como uma ferramenta teórica que poderia facilitar a detecção de respostas estéticas úteis para a caracterização de distintos regimes sociotécnicos/de temporalidade.

Biografia do Autor

Referências

BALZAC, H. La Comédie Humaine. Paris: Gallimard, 1976 (Bibliothèque de la Pléiade, v. 1).

BAUDELAIRE, C. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Teixeira Coelho (org.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral. Trad. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Nacional, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

BUCK-MORSS, S. Aesthetics and Anaesthetics: Walter Benjamin’s Artwork Essay Reconsidered. October, v.62, 1992.

CRARY, J. Scorched Earth: Beyond the Digital Age to a Post-Capitalist World. London/New York: Verso, 2022. E-Book.

DAVIS, K. Periodization and sovereignty: how Ideas of feudalism and secularization govern the politics of time. Philadelphia, Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 2008.

DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Edições Antipáticas, 2005.

ENGELS, F. Engels to Margaret Harkness in London, 1888. Disponível em: http://www.marxists.org/archive/marx/works/1888/letters/88_04_15.htm. Acesso em: 05 abr. 2024.

FOSCOLO, G. O futuro das materialidades: vida das tecnologias. In: SUSSEKIND, F.; FOSCOLO, G. Vida da Literatura. São Paulo: N-1 edições, 2022. p. 59-76.

FOSCOLO, G.; SPADONI, N. Políticas da Percepção e Zumbis (um tributo a George Romero). In: MARTONI, A.; MULLER, A. (org.). Rituais da Percepção. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018. p. 251-279.

GOYA, F. Los Desastres de la Guerra. Madrid: Academia de Nobles Artes de San Fernando, 1863. Disponível em: http://bdh-rd.bne.es/viewer.vm?pid=d-174845. Acesso em: 05 abr. 2024.

GUMBRECHT, H. Atmosphere, Mood, Stimmung: on a hidden potential of literature. Stanford: Stanford University Press, 2012a.

GUMBRECHT, H. Graciosidade e Estagnação: ensaios escolhidos. Intr. e org. Luciana Villas Bôas; trad. Luciana Villas Bôas, Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2012b.

GUMBRECHT, H. Our Broad Present: Time and Contemporary Culture. New York: Columbia University Press, 2014.

HAROOTUNIAN, H. Marx After Marx: history and time in the expansion of capitalism. New York: Columbia University Press, 2017.

HOFMANN, W. Goya: “To Every Story There Belongs Another.” New York: Thames & Hudson, 2003.

HOWE, K.; TOMLINSON, A. Goya’s War: Los Desastres de la Guerra. Claremont, California: Pomona College Museum of Art, 2013.

JAMES, H. The Lesson of Balzac. In: JAMES, H. The question of our speech; The Lesson of Balzac: Two Lectures. Boston/New York: Houghton Mifflin Company, 1905. p. 55-116.

KEMP, W. The Theater of Revolution: A New Interpretation of Jacques-Louis David’s Tennis Court Oath. In: BRYSON, N.; HOLLY, M.; MOXEY, K. (ed.). Visual Culture: Images and Interpretations. Hanover e Londres: Wesleyan University Press, 1994. p. 202-227.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira; revisão César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora da PUC-Rio, 2006.

LEE, P. Chronophobia: on time in the art of the 1960s. Cambridge/London: The MIT Press, 2004.

LEFEBVRE, H. Elementos de ritmanálise: e outros ensaios sobre temporalidades. Trad. Flávia Martins e Michel Moreaux. Rio de Janeiro: Consequência, 2021.

LUHMANN, N. Essays on Self-Reference. New York: Columbia University Press, 1990.

LUHMANN, N. Social Systems. Trad. John Bednarz Jr. e Dirk Becker. Stanford, California: Stanford University Press, 1995.

MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858: Esboços da crítica da economia política. Trad. de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Org. e intr. Osvaldo Coggiola. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 2007.

MUMFORD, L. Technics and Civilization. London: Routledge & Kegan Paul, 1934.

NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, F. Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral. In: NIETZSCHE, F. Friedrich Nietzsche – Obras Incompletas. Seleção de textos Gérard Lebrun; Trad. e notas Rubens Rodrigues Torres Filhos; Posfácio Antônio Cândido. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 51-60.

RON, C. George Gershwin: He Got Rhythm. The Washington Post, 1998. Em: http://www.washingtonpost.com/wp-srv/national/horizon/nov98/gershwin.htm. Acesso em: 05 abr. 2024.

ROSS, A. The Rest is Noise: listening to the twentieth century. New York: Picador, 2007.

VONNEGUT, K. Slaughterhouse-Five. New York: Rosetta Books, 2010 (Kindle Edition).

WILDE, O. A Critic in Pall Mall: being extracts from reviews and miscelanies. London: Methuen & Co., 1919. (Kindle Edition).

Recebido: - Aprovado: 03/06/2024 – Publicado: 25/06/2024

Publicado

20-06-2024

Como Citar

Tempo maquínico: contribuição para uma ritmologia do Capital. (2024). Trans/Form/Ação, 47, e02400214. https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.nPara publicar.p%p