Espírito crítico pós-modernista: sua influência cultural e seu impacto na música e nas escolas de pensamento

Autores

Palavras-chave:

Pós-modernismo ocidental, Música e filosofia, Influência positiva, Influência negativa

Resumo

O pós-modernismo ocidental é uma tendência cultural de pensamento que surgiu nas décadas de 1960 e 1970. Sua influência envolve muitos campos, como arte, literatura, filosofia e estética, o que indica que uma grande mudança ocorreu em toda a sociedade ocidental e também tem um impacto profundo na cultura e na arte contemporâneas. Ao analisar a influência de longo alcance do pós-modernismo, na música e na filosofia, este artigo fornece estratégias de desenvolvimento e sugestões para a música e a filosofia, sob o pano de fundo do pós-modernismo. Este texto estudou os efeitos positivos e negativos do pós-modernismo na filosofia e na música, sob dois aspectos: música e filosofia. A influência positiva do pós-modernismo na filosofia e na música manifesta-se na defesa da igualdade, da harmonia entre o homem e a natureza, da inovação e do espírito crítico. É claro que a tendência de pensamento do pós-modernismo também tem alguns efeitos negativos, os quais devem ser vistos dialeticamente, em seu impacto sobre a música e a filosofia. Com a premissa de incentivar a inovação, respeitar a liberdade e a diferença, deve-se estabelecer uma autoconfiança de valor, de modo a promover o desenvolvimento da filosofia e da música. O pós-modernismo é uma forma cultural do período posterior do capitalismo. No campo da música, é necessário não apenas aderir à rebeldia e à abertura trazidas pelo pós-modernismo, mas também dar importância ao valor artístico das obras musicais para evitar a produção e a proliferação de obras musicais vulgarizadas. A influência do pós-modernismo na música e na filosofia, que estudamos neste artigo, tem um significado prático importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zhiguo Wang, Nantong University

School of Education Science, Nantong University, Nantong, 226019 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2381-7231.

Xueping Wang, School of Education Science

School of Education Science, Nantong University, Nantong, 226019 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1623-6837.

Referências

CHEN, L. M. Nietzsche as Precursor of Postmodern Translation Studies. Meta, v. 64, n. 3, p. 794-816, 2019.

CHEN, L.; NING, X. Y. Challenges and Countermeasures of Mainstream Ideology from the Perspective of Postmodernism. Research on Socialist Core Values, v. 5, n. 6, p. 21-29, 2020.

CUI, L. Post-Modern Lofty Aesthetic Characteristics in My Father’s Death. Journal of Beihang University – Social Science Edition, v. 32, n. 3, p. 98-104, 2019.

CUI, Y.; HE, C. Aesthetic Characteristics and Aesthetic Value of Drama Art under the Influence of Postmodernism. Drama House, v. 21, p. 21-22, 2019.

DESPOTOPOULOU, A. Trains of Thought: the Challenges of Mobility in the Work of Rhoda Broughton. Critical Survey, v. 23, n. 1, p. 90-106, 2011.

ELLAWAY, R. H. Postmodernism and Medical Education. Academic Medicine, v. 95, n. 6, p. 856-859, 2020.

FENG, W. Z. Disenchantment and Reflection of Postmodernism - Comment on Allen Wood’s Postmodernism View of “olitical Marxism” Journal of Huazhong University of Science and Technology: Social Science Edition, v. 36, n. 6, p. 35-41, 2022.

JIANG, T. On The Bourgeois Image in Engels' Revolutionary Historical View. Journal of North China Electric Power University (Social Science Edition), v. 4, n. 2, p. 1-8, 2023.

JUSTUS, T.; LAURA, G.; ADELA, P. Form and Meaning in Music: Revisiting the Affective Character of the Major and Minor Modes. Auditory Perception & Cognition, v. 1, n. 3-4, p. 229-247, 2018.

KUDINS, J. Latvian Music History in the Context of 20th-century Modernism and Postmodernism. Some Specific Issues of Local Historiography. Musicological Annual, v. 54, n. 2, p. 97-139, 2018.

KYRYCHENKO, M.; NIKITENKO, V.; VORONKOVA, V. et al. The Search for New Forms of Personal Expression in the Era of Postmodernism. Revista Amazonia Investiga, v. 10, n. 42, p. 248-254, 2021.

LUCIE, L.; PAOLO, M.; RALPH, A. et al. Why Science Needs Philosophy. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 10, p. 3948-3952, 2019.

MULDOON, J. Stubborn Things: Evidence, Postmodernism and the Craft of History. Journal of Management History, v. 25, n. 1, p. 125-136, 2019.

MUNIR, U.; QAMAR, S. S. Fragmentation and Postmodern Studies: An Analysis of Mohsin Hamid’s Novel “How to Get Filthy Rich in Rising Asia”. International Journal of Linguistics and Culture, v. 2, n. 1, p. 53-65, 2021.

OLADEJI, K. The Influence of Postmodern Philosophy. Philosophia Africana, v. 21, n. 1, p. 88-93, 2019.

RYCHTER, M. Postmodern Music and Its Future. Eidos. A Journal for Philosophy of Culture, v. 3, n. 3, p. 43-56, 2019.

SAHU, S.; HARIHAR, S.; PARTHA, S. M. Evolution of Philosophy from Greek to Postmodern: A Debate. IJAR, v. 7, n. 7, p. 4-8, 2021.

SAVAGE, P. E. Cultural Evolution of Music. Palgrave Communications, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2019.

SHI, Y. The Myth of Fashion: Modern, Postmodern or Ultramodern. Journal of Shanxi Normal University: Social Science Edition, v. 45, n. 1, p. 27-31, 2018.

SUN, D.; ZHOU, Y. Y. Changing “Pressure” into “Motivation” - A Study on the Work Stress of Grassroots Poverty Alleviation Cadres Based on the Theory of Public Service Motivation. Journal of Social Sciences of Jilin University, v. 60, n. 2, p. 159-166, 2020.

VENKATESWARAN, D. P. S.; SABARIRAJAN, D. A.; RAJEST, S. S. et al. The Theory of the Postmodernism in Consumerism, Mass Culture and Globalization. Journal of Research on the Lepidoptera, v. 50, n. 4, p. 97-113, 2019.

WANG, Z. R.; LUO, S. H.; WANG, Y. Z. A Study on the Evolution and Influence of Music from the Perspective of Data in the Last Hundred Years. Academic Journal of Humanities & Social Sciences, v. 4, n. 3, p. 97-112, 2021.

WEI, H.; WANG, S. J. Analysis and Theoretical Reflection on the Phenomenon of “excessive deindustrialization” in China. China Industrial Economy, v. 1, n. 1, p. 5-22, 2019.

YI, M. The Unity of Technological Innovation and Benefit Sharing: How does the New Scientific and Technological Revolution Promote the Development of Socialist Sharing? West Forum, v. 30, n. 1, p. 31-38, 2020.

YIN, J. Beyond Postmodernism: A Non-Western Perspective on Identity. Journal of Multicultural Discourses, v. 13, n. 3, p. 193-219, 2018.

YUEN, K. Bound by Sound: Music, Victorian Masculinity and Dante Gabriel Rossetti. Critical Survey, v. 20, n. 3, p. 79-96, 2008.

ZHANG, J. On the Influence of Speculative Characteristics in the Philosophy of Music Education on Music Teaching Practice. Various circles, v. 14, p. 139-139, 2018.

Received: 07/09/2023 – Approved: 13/11/2023 – Published: 18/04/2024

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Wang, Z., & Wang, X. (2024). Espírito crítico pós-modernista: sua influência cultural e seu impacto na música e nas escolas de pensamento. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47(5), e02400160. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15090