Desenvolvimento de pensamentos filosóficos marxistas sobre educação musical

Autores

Palavras-chave:

Pensamento filosófico marxista, Educação musical, Experiência com materiais dialetais, Status do desenvolvimento

Resumo

O pensamento filosófico marxista é uma importante arma ideológica para que as pessoas entendam e transformem o mundo. Este artigo estuda a aplicação e a influência da filosofia marxista, no campo da educação musical, bem como o atual status de desenvolvimento da educação musical, oferecendo suporte teórico para a mesma e discutindo como combinar a filosofia marxista com o campo da educação musical. A educação musical é um meio de cultivar e moldar o patrimônio musical de uma pessoa, alcançando, assim, uma educação de qualidade. A filosofia marxista é um importante suporte teórico para o desenvolvimento da educação musical. A epistemologia do materialismo dialético na filosofia marxista está intimamente relacionada à educação musical. Este texto explorou a influência e o papel do pensamento filosófico marxista no desenvolvimento da educação musical, combinando o pensamento filosófico marxista e a teoria da educação musical com a situação atual do desenvolvimento da educação musical contemporânea, analisando os problemas existentes no seu desenvolvimento. O materialismo dialético da filosofia marxista está intimamente relacionado à teoria da educação musical. A aplicação da filosofia marxista à educação musical pode promover o seu desenvolvimento harmonioso e ajudar o público da educação musical a atingir suas metas de treinamento. Este artigo indica que uma pesquisa aprofundada sobre a aplicação dos pensamentos filosóficos marxistas no desenvolvimento da educação musical é de grande importância prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hongyuan Wu, Chongqing Normal University

Ph. D. College of Music, Chongqing Normal University. Chongqing 401331 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4944-590X. E-mail: wu1564466@163.com

Lin Zhu, Chongqing Normal University

College of Music, Chongqing Normal University. Chongqing 401331 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-9161-5740.

Referências

BELL, A. P. Hacking, Disability, and Music Education. International Journal of Music Education, v. 38, n. 4, p. 657-672, 2020.

CAMPBELL, P. S. At the Nexus of Ethnomusicology and Music Education: Pathways to Diversity, Equity, and Inclusion. Arts Education Policy Review, v. 121, n. 3, p. 106-110, 2020.

CAYARI, C. Connecting Music Education and Virtual Performance Practices from YouTube. Music education research, v. 20, n. 3, p. 360-376, 2018.

CRAWFORD, R. Beyond the Dots on the Page: Harnessing Transculturation and Music Education to Address Intercultural Competence and Social Inclusion. International Journal of Music Education, v. 38, n. 4, p. 537-562, 2020.

CRUYWAGEN, S.; HETTA, P. The World we live in: A Perspective on Blended Learning and Music Education in Higher Education. TD: The Journal for Transdisciplinary Research in Southern Africa, v. 16, n. 1, p. 1-9, 2020.

ELPUS, K. Music Education Promotes Lifelong Engagement with the Arts. Psychology of Music, v. 46, n. 2, p. 155-173, 2018.

FALCONER, K. Getting It on Its Feet Exploring the Politics and Process of Shakespeare outside the Traditional Classroom. Critical Survey, v. 31, n. 4, p. 42-53, 2019.

GAFUROVNA, A. Z. The Importance of Teaching Folklore Genres to Music Education Students in Higher Education. Boshqaruv Va etika qoidalari onlayn ilmiy jurnali, v. 1, n. 6, p. 1-7, 2021.

GAIBULLAEVICH, N. F. Methodological requirements for the selection of bukhara folk songs in music education. Web of Scientist: International Scientific Research Journal, v. 1, n. 01, p. 83-88, 2021.

HART, J. T. The Status of Music Education Conducting Curricula, Practices, and Values. Journal of Music Teacher Education, v. 28, n. 2, p. 13-27, 2019.

HENLEY, J.; DAVID, B. Time for Change? Recurrent Barriers to Music Education. British Journal of Music Education, v. 39, n. 2, p. 203-217, 2022.

KALLIO, A. A. Decolonizing Music Education Research and the (im)Possibility of Methodological Responsibility. Research Studies in Music Education, v. 42, n. 2, p. 177-191, 2020.

KARLSEN, S. Competency Nomads, Resilience and Agency: Music Education (Activism) in a Time of Neoliberalism. Music Education Research, v. 21, n. 2, p. 185-196, 2019.

PANTELEEVA, O. How Soviet Musicology Became Marxist. Slavonic and East European Review, v. 97, n. 1, p. 73-109, 2019.

PAYNE, P. D.; WESLEY, L.; FRANK, M. Looking within: An Investigation of Music Education Majors and Mental Health. Journal of Music Teacher Education, v. 29, n. 3, p. 50-61, 2020.

POWELL, B. Popular Music Education: A Call to Action. Music Educators Journal, v. 106, n. 1, p. 21-24, 2019.

PREST, A. Cross-Cultural Understanding: The Role of Rural School–Community Music Education Partnerships. Research Studies in Music Education, v. 42, n. 2, p. 208-230, 2020.

YANG, Y. Research on Curriculum Reform of Music Education Major in Colleges and Universities under the Guidance of Core Literacy. Journal of Tongren University, v. 20, n. 8, p. 60-66, 2018.

YANG, Z.; CAI, L. On China’s Sea Power and Protection of Overseas Interests since the Reform and Opening Up. Asia-Pacific Security and Ocean Research, v. 3, p. 37-49, 2019.

YUEN, K. Bound by Sound: Music, Victorian Masculinity and Dante Gabriel Rossetti. Critical Survey, v, 20, n. 3, p. 79-86, 2008.

Received: 07/09/2023 – Approved: 07/11/2023 – Published: 25/03/2024

Publicado

25-03-2024

Como Citar

Wu, H., & Zhu, L. (2024). Desenvolvimento de pensamentos filosóficos marxistas sobre educação musical. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47(5), e02400136. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15086