O conceito de educação musical em uma perspectiva filosófica
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400161Palavras-chave:
Educação musical, Teoria filosófica, Prática de ensino, Desenvolvimento do alunoResumo
A educação musical, como uma disciplina importante, sempre recebeu atenção das comunidades educacionais e musicais. A música não é apenas uma forma de arte, mas o veículo da expressão, da cognição e do comportamento humanos. Contudo, há diferenças de pontos de vista sobre o objetivo e o conteúdo da educação musical. As diferentes origens culturais, na China e no Ocidente, dão ênfase diferente à educação musical. Ao comparar filosofias de educação musical sob distintos conceitos, é possível compreender as práticas e os conceitos de educação musical de culturas diversas, promovendo, assim, a comunicação e a compreensão interculturais. A filosofia é uma disciplina que explora questões e princípios fundamentais, enfatizando o pensamento especulativo e crítico. Na história da China, as ideias filosóficas desempenharam um papel importante na formação da educação musical. As ideias filosóficas da China antiga, como o confucionismo, o taoísmo e o budismo, tiveram um impacto profundo na compreensão e na educação musical. Para entender melhor a conexão interna entre as formas de arte musical e o comportamento expressivo, e para obter uma compreensão mais profunda da essência e do significado da música, este artigo adotou um método de pesquisa comparativa, com base em uma perspectiva filosófica, a fim de debater o conceito de educação musical e explorar sua essência e seus objetivos. Ao comparar diferentes perspectivas, o objetivo é propor um conceito abrangente de educação musical, para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Este texto partiu da relação dialética entre a essência da música e a filosofia e, em seguida, analisou diferentes conceitos de educação musical, a partir de uma perspectiva filosófica. Por fim, ainda em função de uma perspectiva filosófica, ele estudou a inspiração para a reforma da educação musical. A educação musical não deve se concentrar apenas em habilidades e desempenho, mas também no cultivo de habilidades estéticas e de pensamento. Analisar, a partir de uma perspectiva filosófica, pode ajudar a entender melhor a essência e o significado da música, explorar o valor da educação musical, resolver problemas na educação musical e promover o seu desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, ela pode ter impactos profundos em certas áreas, como psicologia, sociologia e saúde. Este trabalho demonstra, com eficácia, os múltiplos valores e funções da educação musical, oferecendo uma perspectiva mais ampla, para que o público entenda e promova essa educação.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Beethoven: The Philosophy of Music. John Wiley & Sons, 2018.
BHATTACHARYYA, K C. The Concept of Philosophy. Revival: Contemporary Indian Philosophy (1936). Routledge, p. 63-86, 2018.
CAMLIN, D. A.; TANIA, L. The Digital ‘Turn’ in Music Education. Music Education Research, v. 23, n. 2, p. 129-138, 2021.
FALCONER, K. Getting It on Its Feet Exploring the Politics and Process of Shakespeare outside the Traditional Classroom. Critical Survey, v. 31, n. 4, p. 42-53, 2019.
FEHER, F. Negative Philosophy of Music: Positive Results. Foundations of the Frankfurt School of Social Research. Routledge, p. 193-205, 2020.
HANNA, D. P. Tourist Destination Marketing: from Sustainability Myopia to Memorable Experiences. Journal of Destination Marketing & Management on SciVerse ScienceDirect, v. 9, p. 36-43, 2018.
HESS, J. Challenging the Empire in Empirical Research: The Question of Speaking in Music Education. Music Education Research, v. 20, n. 5, p. 573-590, 2018a.
HESS, J. Troubling Whiteness: Music Education and the “Messiness” of Equity Work. International Journal of Music Education, v. 36, n. 2, p. 128-144, 2018b.
JENSEN, A. K. Schopenhauer’s Philosophy of History. History and Theory, v. 57, n. 3, p. 349-370, 2018.
JOSHI, A.; ROY, S.; MANIK, R. K.; SAHOO, S. K. Scientific Philosophy: Exploring Existential, Metaphysical, and Ethical Research Philosophy Behind the Question “WHO AM I?” Journal of Pharmaceutical Negative Results, p. 1648-1671, 2023.
KOS, R. P. Music education and the well-rounded education provision of the Every Student Succeeds Act: A critical policy analysis. Arts Education Policy Review, v. 119, n. 4, p. 204-216, 2018.
LARSSON, C.; GEORGII-HEMMING, E. Improvisation in General Music Education-A Literature Review. British Journal of Music Education, v. 36, n. 1, p. 49-67, 2019.
LI, S. T. The Philosophical Value of Music Education. Hebei Pictorial, v. 000, n. 016, p. 202-203, 2021.
MANTIE, R. Struggling with Good Intentions: Music Education Research in a “Post” World. Research Studies in Music Education, v. 44, n. 1, p. 21-33, 2022.
MATNEY, W. Music Therapy as Multiplicity: Implications for Music Therapy Philosophy and Theory. Nordic Journal of Music Therapy, v. 30, n. 1, p. 3-23, 2021.
MCPHAIL, G.; ELIZABETH, R. The Knowledge Democracy Connection and Music Education. Philosophy of Music Education Review, v. 27, n. 2, p. 112-132, 2019.
MLADJENOVIC, T. P. A fragment on the emotion, "Mathesis" and time dimension of the purely musical.: Marginalia with Prelude to the Afternoon of a Faun by Claude!Debussy. Muzikoloski Zbornik, v.43, n.2, 2007.
NIKNAFS, N. Tehran’s Epistemic Heterotopia Resisting Music Education. Philosophy of Music Education Review, v. 26, n. 2, p. 155-175, 2018.
PALMER, E. S. Literature Review of Social Justice in Music Education: Acknowledging Oppression and Privilege. Update: Applications of Research in Music Education, v. 36, n. 2, p. 22-31, 2018.
PELOSI, F. Plato on music, soul and body. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
QU, Y. A Comparison between Aesthetic Music Education Philosophy and Practical Music Education Philosophy from the Perspective of Body Philosophy. Journal of Chaohu University, v. 24, n. 1, p. 153-158, 2022.
SUTARNA, N.; ANWAR, A. S. Value of Character and Philosophy of Life KH. Ahmad Dahlan. Istawa: Jurnal Pendidikan Islam, v. 5, n. 2, p. 206-221, 2020.
TAN, L. Reading John Dewey’s Art as Experience for Music Education. Philosophy of Music Education Review, v. 28, n. 1, p. 69-87, 2020.
TESAR, M. Philosophy of Education in a New Key: Future of Philosophy of Education. Educational Philosophy and Theory, v. 54, n. 8, p. 1234-1255, 2022.
WANG, F.; YIN, J. J. Research on the Reform and Innovation of Music Education in Higher Education Institutions under the Combination of Five Education Methods. Journal of Chifeng University: Chinese Philosophy and Social Sciences Edition, v. 43, n. 11, p. 92-94, 2022.
XI, Y. A Study of the Differences in Philosophy of Music Education between Remo and Elliott. Frontiers in Educational Research, v. 5, n. 7, p. 20-24, 2022.
YA, C. C. A Philosophical Analysis of Music Education in Aesthetic Theory and Practical Theory. Journal of Municipal University, Humanities and Society, v. 50, n. 2, p. 47-62, 2019.
YUEN, K. Bound by Sound: Music, Victorian Masculinity and Dante Gabriel Rossetti. Critical Survey, v. 20, n. 3, p. 79-96, 2008.
ZHOU, B. H. A survey of the Lexical Phenomenon of Hanfu Language. World Scientific Research Journal, v. 9, p. 27-41, 2023.
ZHOU, L. Exploration of Innovative Practice in Promoting Chinese Traditional Culture Reading in University Libraries – Taking the Hanfu Culture Promotion Activity of Guangzhou City Vocational College as an Example. Hebei Science and Technology Library, v. 34, p. 65-68, 2021.
ZHU, C. The “reason” and “path” of the philosophy of music education-the integration from aesthetics to experience. Chinese Music Education, v. 8, p. 28-33, 2020.
ZHU, M. F. Basic inquiry into the philosophy of Music aesthetics. Contemporary Music, v. 8, p. 27-28, 2019.
Received: 07/09/2023 – Approved: 10/11/2023 – Published: 18/04/2024
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.