Transformação da filosofia educacional: uma avaliação da inovação na gestão do ensino superior no contexto do Big Data

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n.pe02400162

Palavras-chave:

Big Data, Gestão do Ensino Superior, Inteligência artificial, Gestão Educacional Individualizada

Resumo

Com o rápido desenvolvimento da sociedade da informação moderna, o Big Data (BD) trouxe grande comodidade à vida dos residentes. No contexto do BD, a aplicação da tecnologia da informação em diversas áreas tornou-se uma tendência. Através da transformação da filosofia educacional, a Gestão do Ensino Superior também assumiu novas características e gerou novos rumos de desenvolvimento. Este artigo explora as deficiências e razões do trabalho tradicional de Gestão de Esino Superior, aponta problemas atuais e explica a necessidade de sua inovação. Também analisa as vantagens e o desenvolvimento da tecnologia BD no trabalho de gestão. Através das novas ideias, métodos e ferramentas trazidas pela tecnologia Big Data para a Gestão do Ensino Superior, foi demonstrado que a tecnologia BD apoiou o desenvolvimento de modalidades de ensino inovadoras, proporcionou um ambiente de aprendizagem positivo e reduziu os custos de gestão. Com base nas características do trabalho da Gestão e nas vantagens da tecnologia BD, foram realizadas pesquisas inovadoras para analisar a eficiência e o entusiasmo da aprendizagem dos alunos para ilustrar o efeito inovador desse trabalho. Os autres defendem que a tecnologia BD, incluindo Inteligência Artificial e gestão precisa e flexível, traz novas ideias, métodos e ferramentas para a GEstão, melhorando efetivamente a eficiência, aumentando a felicidade dos alunos e reduzindo os custos de gestão laboral. Ademais, apoiam o desenvolvimento de modelos de ensino inovadores, oferecem aos estudantes universitários um ambiente de aprendizagem positivo e reduzem os custos de gestão.

Biografia do Autor

  • Zichen Xu, Nantong University

    Research assistant at School of Information Science and Technology, Nantong University, Nantong, 226019 - China. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7787-1109.

  • Shi Cheng, Nantong University

    Associate professor at School of Information Science and Technology, Nantong University, Nantong, 226019 - China. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0597-9823.

Referências

AHMET DEMIR, B. T.; FATIH, C. University Readiness to Online Education during Covid-19 Pandemic. International Journal of Social Sciences & Educational Studies, v. 8, n. 1, p. 180-200, 2021.

ALLEMAN-GHIONDA, C. From Intercultural Education to the Inclusion of Diversity. In: JAMES, A. B. (ed.). The Routledge International Companion to Multicultural Education. New York and London, 2009. p. 134-145.

ANTHONY JNR, B. Institutional Factors for Faculty Members’ Implementation of Blended Learning in Higher Education. Education Training, v. 63, n. 5, p. 701-719, 2021.

AZZALI, S.; SABOUR, E. A. A Framework for Improving Sustainable Mobility in Higher Education Campuses: The Case Study of Qatar University. Case Studies on Transport Policy, v. 6, n. 4, p. 603-612, 2018.

BAHDIN NUR, T. Human Resources (HR) in Education Management. Budapest International Research and Critics in Linguistics and Education (BIRLE) Journal, v. 3, n. 2, p. 1240-1249, 2020.

CHANTARASOMBAT, C.; CHAIYUTH, S. Using the Development Module Learning of Leader Teacher in Creative Thinking for Enhancement the Doctor of Philosophy Program in Educational Administration and Leadership. Multicultural Education, v. 8, n. 2, p. 35-54, 2022.

CHRIS JAMES, C. M.; MICHAEL, F. The Difference between Educational Management and Educational Leadership and the Importance of Educational Responsibility. Educational Management Administration & Leadership, v. 47, n. 4, p. 504-519, 2019.

EGIELEWA, P.; PHILIPA, O. I.; FELIX, O. I., et al. COVID-19 and Digitized Education: Analysis of Online Learning in Nigerian Higher Education. E-Learning and Digital Media, v. 19, n. 1, p. 19-35, 2022.

GARONE, A.; BRAM, P.; TONDEUR, J., et al. Clustering University Teaching Staff through Utaut: Implications for the Acceptance of a New Learning Management System. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 5, p. 2466-2483, 2019.

GOKTURK, D. Academic Familism and Disciplinary Cohesion in Higher Education: The Case of the Educational Administration Field in Turkey. Higher Education Quarterly, v. 77, n. 1, p. 184-199, 2023.

GUO, J. Forty Years of Higher Education Management Research and Discipline Development: Retrospect and Prospect. Higher Education Management, v. 13, n. 1, p. 1-10, 2019.

ILMI, Z.; DARMA, D. C.; MUSDALIFAH, A. Independence in Learning, Education Management, and Industry 4.0: Habitat Indonesia during COVID-19. Journal of Anthropology of Sport and Physical Education, v. 4, n. 4, p. 63-66, 2020.

LOCKARD, J.; RANKINS-ROBERTSON, S. The Right to Education, Prison-University Partnerships, and Online Writing Pedagogy in the US. Critical Survey, v. 23, n. 3, p. 23-39, 2011.

MANATHUNGA, C. ‘Timescapes’ in Doctoral Education: The Politics of Temporal Equity in Higher Education. Higher Education Research & Development, v. 38, n. 6, p. 1227-1239, 2019.

MAZZOLA, E. Whoso List to Find? Hard Facts, Soft Data, and Women Who Count. Critical Survey, v. 34, n. 1, p. 1-26, 2022.

SAROIA, A. I.; GAO, S. Investigating University Students’ Intention to Use Mobile Learning Management Systems in Sweden. Innovations in Education and Teaching International, v. 56, n. 5, p. 569-580, 2019.

SUCCI, C.; MAGALI, C. Soft Skills to Enhance Graduate Employability: Comparing Students and Employers’ Perceptions. Studies in Higher Education, v. 45, n. 9, p. 1834-1847, 2020.

ZAWACKI-RICHTER, O.; VICTORIA, I.; MARIN, M. B., et al. Systematic Review of Research on Artificial Intelligence Applications in Higher Education–Where Are the Educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 1-27, 2019.

ZIGHAN, S.; EL-QASEM, A. Lean Thinking And Higher Education Management: Revaluing the Business School Program Management. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 70, n. 3, p. 675-703, 2021.

Received: 07/09/2023 – Approved: 14/11/2023 – Published: 30/04/2024

Publicado

18-06-2024

Edição

Seção

Vol. 47, n. 2 - Perspectivas femininas no pensamento filosófico (2024)

Como Citar

Transformação da filosofia educacional: uma avaliação da inovação na gestão do ensino superior no contexto do Big Data. (2024). Trans/Form/Ação, 47, e02400162. https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n.pe02400162