Avaliação da adaptabilidade intercultural e realização docente do inglês na perspectiva da desconstrução filosófica

Autores

  • Huijun Li School of Foreign Languages

Palavras-chave:

Desconstrução Filosófica, Inglês Intercultural, Realização Docente, Reforma do Ensino

Resumo

Desde o seu surgimento, o desconstrucionismo filosófico tem sido considerado uma ideologia não convencional e antidogmática. Ele possui um forte significado de referência para a reforma dos cursos de inglês nas universidades chinesas. A China está num período crítico de transformação, o que exige que o ensino universitário de inglês mude fundamentalmente os conceitos educacionais tradicionais e realize reformas abrangentes no ensino de inglês. Ao mesmo tempo, questões como a adaptabilidade intercultural e a comunicação no ensino do inglês chinês têm gradualmente atraído a atenção das pessoas. A comunidade acadêmica na China vem discutindo questões relacionadas ao ensino de inglês há muitos anos, mas poucas pessoas colocaram o ensino de inglês sob uma perspectiva filosófica. Em resposta às questões de compreensão insuficiente das diferenças culturais e sistemas de avaliação cognitiva incompletos no atual ensino intercultural de inglês, este artigo visa melhorar as habilidades interculturais das pessoas através de uma perspectiva desconstrutiva, compreendendo assim melhor as diferenças culturais, respeitando o multiculturalismo, promovendo aos alunos 'desenvolvimento diversificado e aprofundamento da educação inglesa. Assim, este artigo tenta explorar a adaptabilidade transcultural do inglês a partir da perspectiva da desconstrução filosófica e como alcançar a reforma do ensino de inglês na China, que tem um significado prático importante para campos relacionados. Através do estudo da comunicação intercultural do inglês na perspectiva da estrutura filosófica, pode-se concluir que a aplicação do estruturalismo ao ensino intercultural do inglês ajuda a compreender melhor as diferenças culturais, respeitar o multiculturalismo, defender o diálogo e a comunicação e reconstruir um novo sistema cognitivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huijun Li, School of Foreign Languages

School of Foreign Languages, Henan Finance University, Zhengzhou, 450046 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3746-875X.

Referências

BOUTON, L. F. A Cross‐Cultural Study of Ability to Interpret Implicatures in English. World Englishes, v. 7, n. 2, p. 183-196, 1988.

BURGASS, C.; STANNARD, M.; WALKER, G. Challenging Theory: Discipline After Deconstruction: Studies in European Cultural Transition, Volume One. London: Routledge, 2019.

CHEN, X. R. A Study of Implementation of National Language Policies in a Local Higher Institution: a Case Study from China. Springerplus, n. 5, p. 31-35, 2016.

D’AMORE, M. At the Root of Learned Travel New Science, the ‘Other’ and Imperialism in the Early Philosophical Transactions. Critical Survey, v. 29, n. 2, p. 58-75, 2017.

ELLAWAY, R. H. Postmodernism and Medical Education. Academic Medicine, v. 95, n. 6, p. 856-859, 2020.

FARAHANI, M. Postmodernism and Education. Encyclopedia of Philosophy of Education, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2020.

FENG, Y. Interpreting the Charm of Marx’s Philosophy from a Comparative Perspective on the Path of Philosophical Revolution – Commemorating the 200th Anniversary of Marx’s Birthday. Journal of China University of Mining and Technology: Social Science Edition, v. 20, n. 5, p. 113-113, 2018.

FREIRE, J. A.; GAMBRELL, J.; KASUN, G. S. et al. The Expropriation of Dual Language Bilingual Education: Deconstructing Neoliberalism, Whitestreaming, and English-Hegemony. International Multilingual Research Journal, v. 16, n. 1, p. 27-46, 2022.

FU, Y. G.; LI, T. X. Investigation and Reflection on English Intercultural Communication Competence. Journal of Southwest University for Nationalities (Humanities and Social Sciences Edition), v. 24, n. 5, p. 280-285, 2003.

GAO, L. Y.; CHU, C. S. From a deconstructive perspective, see the English translation of the word “gentleman” in The Analects of Confucius. Journal of Inner Mongolia Agricultural University: Social Sciences Edition, v. 12, n. 3, p. 408-410, 2010.

GLOVER, A. Poetics of Impossible Mourning: The Death of God in Carlos Velazco. Literature and Theology, n. 1, p. 77-91, 2014.

HUNG, R. Y. An Exploration of Derrida’s Philosophy of Deconstruction and Its Implications for Education. Journal of Educational Practice and Research, v. 29, n. 1, p. 173-198, 2016.

KIBLER, A. K.; KARAM, F. J.; EHRLICH, V. A. F. et al. M. Who are ‘Long-Term English Learners’? Using Classroom Interactions to Deconstruct a Manufactured Learner Label. Applied Linguistics, v. 39, n. 5, p. 741-765, 2018.

KOOLI, C. The Philosophy of Education in the Sultanate of Oman: Between Conservatism and Modernism. International Journal of Knowledge and Learning, v. 13, n. 3, p. 233-245, 2020.

LU, Y. A Tentative Discussion on the Ethics of Krichili’s Deconstructionism. Social Science Research, v. 2, n. 4, 2022.

MA, Z. L.; GAO, M.; LIN, D. J. On College English Teaching from a Deconstructive Perspective. Journal of Shandong Institute of Education, v. 24, n. 2, p. 108-110, 2009.

MOUFFE, C. Deconstruction and Pragmatism: Simon Critchley, Jacques Derrida, Ernesto Laclau and Richard Rorty. London: Routledge, 1996.

NING, J. Research on Cross-Cultural Teaching Strategies for College English. Journal of Heilongjiang Institute of Education, v. 37, n. 4, p. 142-144, 2018.

PETERS, M. A.; BIESTA, G. Derrida, Deconstruction, and the Politics of Pedagogy. New York: Peter Lang, 2009.

PRODROMOU, L. What Culture? Which Culture? Cross-Cultural Factors in Language Learning. ELT journal, v. 46, n. 1, p. 39-50, 1992.

QIAO, S. J. The Choice of Translators: A Deconstructive Perspective on Translation. Journal of Taiyuan University of Technology: Social Sciences Edition, v. 28, n. 2, p. 73-75, 2010.

SALOKANGAS, M.; WERMKE, W.; HARVEY, G. Teachers’ Autonomy Deconstructed: Irish and Finnish Teachers’ Perceptions of Decision-Making and Control. European Educational Research Journal, v. 19, n. 4, p. 329-350, 2020.

SAMOVAR, L. A.; PORTER, R. E.; MCDANIEL, E. R. et al. Intercultural Communication: A Reader. Boston: Cengage Learning, Several Editions, p. 36-42, 2015.

SUSANTY, L. Why English Teaching Truth on Digital Trends as an Effort for Effective Learning and Evaluation: Opportunities and Challenges: Analysis of Teaching English. Linguistics and Culture Review, v. 5, n. 1, p. 303-316, 2021.

USAMA, A.; IRFANULLAH, H.; FAIZ, M. et al. Western Philosophers and the Importance of Emerging Types of Moral Philosophy. Central European Management Journal, v. 30, n. 4, p. 2148-2153, 2022.

WANG, A. J.; REN, X. J. Self Construction: Robinson Crusoe from the Perspective of Locke’s Philosophy. Foreign Literature Studies, v. 34, n. 5, p. 57-62, 2012.

WANG, Y. A Discussion on the Teaching of Intercultural Communication in College English. Journal of Tongji University: Social Sciences Edition, v. 15, n. 3, p. 113-118, 2004.

WANG, Y. R. Philosophy of Change and the Deconstruction of Self in the Zhuangzi. Journal of Chinese Philosophy, v. 27, n. 3, p. 345-360, 2021.

WEI, L. Research and Practice on College English Intercultural Communicative Competence Cultivation System. Open Education Research, v. 18, n. 1, p. 118-123, 2012.

WHITAKER, W. The Southern mind and the savage ideal: Deconstructing identities of place in the Cracker State. Teaching Education, v. 29, n. 4, p. 407-420, 2018.

WINCH, A. In Plain English, Stark Naked’: Orlando, Lady Mary Wortley Montagu and Reclaiming Sapphic Connections. Critical Survey, v. 19, n. 1, p. 51-61, 2007.

WORTHAM, S. M. Counter-Institutions: Jacques Derrida and the Question of the University. New York: Fordham University Press, 2006. p. 122-125.

XU, S. H. The Philosophical Perspective of Mind in Language Research - Part 5 of Philosophy of Mind and Language Research. Journal of Henan University: Social Sciences Edition, v. 51, n. 4, p. 1-12, 2011.

ZHAO, F. G.; ZHOU, Y. Exploring the Style Characteristics of Deconstructive Fashion Design. Western Leather, v. 41, n. 8, 2019.

ZHAO, X. Q. A Study of Chinese Language and Philology from the Perspective of Deconstruction. Journal of Shaanxi Normal University: Philosophy and Social Sciences Edition, v. 37, n. 4, p. 62-68, 2008.

ZHU, H. The Language and Intercultural Communication Reader. London: Routledge, 2015. p. 67-72.

Received: 28/08/2023 - Approved: 04/11/2023 - Published: 27/02/2024

Publicado

23-02-2024

Como Citar

Li, H. (2024). Avaliação da adaptabilidade intercultural e realização docente do inglês na perspectiva da desconstrução filosófica. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47(4), e0240089. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15027