Avaliação teórica da educação artística na perspectiva da filosofia tradicional chinesa

Autores

  • Xueda Zheng Hunan City University

DOI:

https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n4.pe02400123

Palavras-chave:

Teoria da Educação Artística, Filosofia Tradicional Chinesa, Pesquisa Teórica, Orientação Específica

Resumo

A filosofia tradicional chinesa é a pedra angular da civilização chinesa, enquanto a teoria da educação artística é a sua pedra angular. Na filosofia tradicional chinesa, o cerne da educação artística é melhorar as qualidades humanísticas dos alunos e torná-los indivíduos talentosos que possam ser aplicados ao país e à sociedade. A filosofia tradicional da China pode fornecer orientações úteis para a educação artística moderna, bem como refletir os valores fundamentais da sociedade chinesa. A filosofia tradicional chinesa tem um significado orientador e uma função orientadora concreta para a teoria da educação artística. Este artigo analisa a influência da filosofia tradicional da China na teoria da educação artística. Exploramos como a filosofia tradicional da China orienta e influencia a teoria da educação artística e a sua adaptabilidade à sociedade chinesa. Contudo, a teoria da educação artística na perspectiva da filosofia tradicional chinesa tem tanto fatores históricos como as exigências do desenvolvimento social moderno, e os dois são, em certa medida, separados. A filosofia e a cultura tradicionais chinesas têm um grande impacto na teoria da educação artística contemporânea. A educação artística contemporânea na China deve combinar organicamente tradição e modernidade e atribuir importância à utilização de ideias filosóficas tradicionais para inspirar a educação artística contemporânea a alcançar o desenvolvimento abrangente da educação artística contemporânea. Neste contexto, este artigo utilizou a filosofia tradicional chinesa para ligar organicamente a sua conotação com as características da educação artística, buscando orientar o desenvolvimento da teoria da educação artística a partir da perspectiva da filosofia tradicional chinesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Xueda Zheng, Hunan City University

    Fine Art and Design College/International Education College. Hunan City University. Yiyang, 413000 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-3793-2771.

Referências

ATTIAS, M. Exploring the implications of Melanie Yergeau’s neuroqueer for art education. Visual Arts Research, v. 46, n. 1, p. 78-91, 2020.

BASAK, R. Teacher Opinions and Perspectives of Visual Culture Theory and Material Culture Studies in Art Education. Online Submission, v. 6, n. 2, p. 186-211, 2021.

BERTLING, J. G.; TARA, C. M. A portrait of environmental integration in United States K-12 art education. Environmental Education Research, v. 27, n. 3, p. 382-401, 2020.

BUFFINGTON, M. L.; AMANDA, B. Changing practice: Culturally sustaining pedagogy in art education. Art education, v. 72, n. 2, p. 20-25, 2019.

CARPENTER, B. S. How much does art education want? Studies in Art Education, v. 60, n. 4, p. 271-274, 2019.

DUAN, J. Y.; XU, Y.; YU, L. H. The thought of self-cultivation in the Confucian tradition in China: a survey and supplement to the exchange paradigm. Advances in Psychological Science, v. 26, n. 10, p. 1890-1900, 2018.

GALL, D. Ethnocentrism and higher art education: Lingering legacies, imperative nondualities. International Journal of Art & Design Education, v. 38, n. 4, p. 840-852, 2019.

GARBER, E. Objects and New Materialisms: A Journey across Making and Living With Objects. Studies in Art Education, v. 60, n. 1, p. 7-21, 2019.

HARVEY, A. D. Art and Design. Critical Survey, v. 29, n. 1, p. 133-137, 2017.

HAWARI, A. D. M.; AZLIN, I. M. N. Project Based Learning Pedagogical Design in STEAM Art Education. Asian Journal of University Education, v. 16, n. 3, p. 102-111, 2020.

HEATON, R.; PAMELA, B.; AFRODITA, N. Artography as Creative Pedagogy: A Living Inquiry with Professional Doctoral Students. Australian Art Education, v. 41, n. 1, p. 53-74, 2020.

HOFSESS, B. A. Blueprinting a Poetics of Materiality. International Journal of Education through Art, v. 14, n. 1, p. 49-58, 2018.

JORDAN, D.; HELEN, O. D. Histories of Change in Art and Design Education in Ireland: Towards Reform: The Evolving Trajectory of Art Education. International Journal of Art & Design Education, v. 37, n. 4, p. 574-586, 2018.

KELL, R. The Progress of Art. Critical Survey, v. 19, n. 2, p. 125, 2007.

LI, M. Traditional Mind Culture and Modern Art Education-Teaching Exploration and Practice Centered on Classic Reading Guide. Shanghai Vision, v. 2, n. 2, p. 51-57, 2020.

MA, Z. Y.; GUAN, J. J.; LI, R. T. Research on Innovative Teaching Mode of Art Education in the Age of Convergence of Media. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 16, n. 2, p. 272-284, 2021.

MACHIN, L. L.; WILLIAMS, R. A.; FRITH, L. Proposing a Sociology of Donation: The Donation of Body Parts and Products for Art, Education, Research, or Treatment. Sociology compass, v. 14, n. 10, p. 1-16, 2020.

NGUYEN, T. Recruitment and Selection of Teaching Artists of Color in Nonprofit Theatre Arts Education. Teaching Artist Journal, v. 17, n. 3-4, p. 69-85, 2019.

PUTRI, R. A.; WARIH, H. Idiosyncrasies of Cultural Arts Education, Heutagogy, and Online Learning during the COVID-19 Pandemic in Indonesia. Cendekia: Jurnal Pendidikan dan Pembelajaran, v. 14, n. 2, p. 77-92, 2020.

SANDERS-BUSTLE, L. Sketching a Social/Teacher Practice Through Participation: An Imperfect Proposition for Teacher Practicum. Studies in Art Education, v. 60, n. 3, p. 236-251, 2019.

SIMAMORA, R. M. The Challenges of Online Learning during the COVID-19 Pandemic: An Essay Analysis of Performing Arts Education Students. Studies in Learning and Teaching, v. 1, n. 2, p. 86-103, 2020.

SUNDAY, K.; KATHLEEN, C. Drawing at the Center of an Emergent Preschool Curriculum. Art Education, v. 73, n. 6, p. 8-23, 2020.

TODHUNTER-REID, A. In-school Arts Education and Academic Achievement: A Child Fixed Effects Approach. Arts Education Policy Review, v. 120, n. 2, p. 112-119, 2019.

WESTRAADT, G. Service-learning through Art Education. South African journal of childhood education, v. 8, n. 1, p. 1-8, 2018.

Received: 28/08/2023 - Accept: 06/11/2023 - Published: 20/03/2024

Publicado

13-03-2024

Como Citar

Avaliação teórica da educação artística na perspectiva da filosofia tradicional chinesa. (2024). Trans/Form/Ação, 47(4), e02400123. https://doi.org/10.5072/0101-3173.2024.v47.n4.pe02400123