Integração da música tradicional chinesa: uma avaliação da influência interativa entre a música tradicional e o pensamento estético

Autores

  • Yi Zhou Suqian University
  • Feng Yu Jiangsu Normal University

Palavras-chave:

Música Tradicional Chinesa, Pensamento Estético, Interação Música e Pensamento Estético, A música tradicional funde o pensamento estético

Resumo

A música tradicional chinesa tem uma longa história, repleta de conceitos estéticos ricos e extensos. A integração da música tradicional e das ideias estéticas tem um impacto significativo na formação do sistema musical tradicional da China. Este artigo explora a influência interativa da música tradicional e das ideias estéticas, analisando as ideias musicais da estética tradicional chinesa, buscando promover a integração e o desenvolvimento da música tradicional e das ideias estéticas. Discute o conteúdo das ideias estéticas musicais do confucionismo, taoísmo e moísmo, bem como a posição das ideias estéticas na música tradicional chinesa. Ao combinar e analisar a literatura relevante, livros antigos e materiais históricos, é possível compreender a evolução histórica e a influência mútua da música tradicional e do pensamento estético. Os conceitos estéticos tradicionais não só desempenharam um papel importante no desenvolvimento da música chinesa, mas também na promoção do desenvolvimento da música chinesa, ao longo de milhares de anos de história. Na avaliação da interação entre a música tradicional e o pensamento estético, pode ocorrer uma situação em que o conceito seja demasiado simplificado. A relação entre a música tradicional e o pensamento estético é muito complicada, envolvendo muitas escolas, períodos históricos e regiões. Pode não ser capaz de cobrir totalmente todos os fatores de influência, se for resumido apenas pelo confucionismo, taoísmo e budismo. Sugere-se que a educação e a herança da música tradicional e das ideias estéticas sejam fortalecidas, na educação musical. Artistas musicais mais tradicionais e os teóricos da estética devem ser cultivados, a fim de poder transmitir a música tradicional e as ideias estéticas às gerações futuras e continuar a desenvolver-se e a inovar, na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

  • Yi Zhou, Suqian University

    Ph. D. School of Art and Media, Suqian University, Suqian, 223800 - China. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3135-7574.

  • Feng Yu, Jiangsu Normal University

    Ph. D. School of Music, Jiangsu Normal University, Xuzhou, 221000 - China. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8646-1040.

Referências

BOTIROVA, K. T. The Importance of Aesthetic Education in the Formation of Performance and Creative Skills of Students in Music Lessons in Secondary Schools. JournalNX, v. 7, n. 5, p. 69-72, 2021.

CAPOGNA, F. The Muse in the Museum: Cultural Institutions and Aesthetic Experience in H.D.’s Asphodel and Trilogy. Twentieth Century Literature, v. 62, n. 4, p. 379-402, 2016.

CHEN, W. H.; QI, J.; HAO, P. T. On Chinese aesthetics: the hermeneutic encounter between Taoism and Confucianism. Culture and Dialogue, v. 6, n. 1, p. 61-76, 2018.

EMILY, E. W. Dynamic inheritance: Representative works and the authoring of tradition in Chinese dance. Journal of Folklore Research, v. 55, n. 1, p. 77-111, 2018.

EUGEN, W.; WINFRIED, M. Why and how should cognitive science care about aesthetics? Trends in Cognitive Sciences, v. 25, n. 6, p. 437-449, 2021.

FALCONER, K. Etting it on its Feet Exploring the Politics and Process of Shakespeare Outside the Traditional Classroom. Ritical Survey, v. 31, n. 4, p. 42-53, 2019.

FORD, K. J. Do Right to Write Right, Hughes, Langston Aesthetics of Simplicity. Twentieth Century Literature, v. 38, n. 4, p. 436-456, 1992.

JOERG, F.; JESSE, J. P. Aesthetic emotions reconsidered. The Monist, v. 103, n. 2, p. 223-239, 2020.

LI, J. l.; CARRIE, H. Constructive aesthetic discourse: aesthetic education when Taoism meets postmodernism. Educational inquiry, v. 13, n. 1, p. 21-36, 2022.

LIU, D.; ZHANG, M.; ZHAO, H. et al. Tao The positive emotional impact of traditional Chinese music on college students. Psychology, v. 13, n. 6, p. 891-897, 2022.

LUCZANITS, C; SNELLGROVE, D. L. The Gilded Buddha: the Traditional Art of the Newar Metal Casters in Nepal. Uddhist Studies Review, v. 39, n. 2, p. 266-268, 2022.

MARCELLO, G.; HANS-GEORG, M. (ed.). The Bloomsbury Research Handbook of Chinese Aesthetics and Philosophy of Art. London: Bloomsbury Academic, 2021.

NANCY, W. H. Hearing the contradictions: Aesthetic experience, music and digitization. Cultural Sociology, v. 12, n. 3, p. 289-302, 2018.

NOWELL, I. Wake up, Harp and String Music (Ps 108,3): The Old Testament in Compositions of the 20th Century. Catholic Biblical Quarterly, v. 77, n. 1, p. 158-159, 2015.

PENG, B. Chinese Music in the Context of Cultural Globalization. International Communication of Chinese Culture v. 9, n. 1, p. 99-108, 2022.

PENG, F. Optimization of music teaching in colleges and universities based on multimedia technology. Advances in Educational Technology and Psychology, v. 5, n. 5, p. 47-57, 2021.

PORTER, G. Erbal Riddim - The Politics and Aesthetics of African-Caribbean Dub Poetry - Habekost, C. Journal of American Folklore, v. 107, n. 425, p. 458-459, 1994.

SANDRA, S.; LEVI, T.; ALLEN, C. Environmental aesthetics, ethics, and ecoaesthetics. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 76, n. 4, p. 399-410, 2018.

SO-JEONG, P. Musical metaphors in Chinese aesthetics. Journal of Chinese Philosophy, v. 47, n. 2, p. 31-48, 2020.

STEPHANIE, S. U. Sensuous Past: Historical Imagination and Transmedia Aesthetics in Modern China. Frontiers of Literary Studies in China, v. 13, n. 3, p. 440-474, 2019.

WANG, K. P. Rethinking the Spirit of Chinese Aesthetics. Integrated Philosophy, v. 36, n. 2, p. 289-312, 2021.

WANG, Q.; LUO, J. Y. Chinese folk music and its influence on human mathematical thinking skills. Interdisciplinary Science Review, v. 47, n. 1, p. 97-106, 2022.

XIONG, Y. A Brief Analysis of the Development History of Confucian Music Aesthetic Thought in China. International Journal of Social Science and Educational Research, v. 2, n. 11, p. 54-55, 2020.

YANG, D.; ZHENG, H. Y.; WU, X. Y. et al. The influence of Chinese popular background music on the understanding of Chinese poetry recitation. Music Psychology, v. 50, n. 5, p. 1544-1565, 2022.

YONG, J. Y. The discovery of similarity between Martin Heidegger and Wen Xin Diao Long in appearance and disappearance-Research on the intersection of Chinese and western aesthetics and its causes. International Journal of Frontiers in Sociology, v. 2, n. 9, p. 181-189, 2020.

YANG, Z. Y. On the Philosophical Features and Historical Lineage of Traditional Chinese Aesthetic Thought. Psychology, v. 12, n. 8, p. 592-607, 2022.

ZHANG, Y.; ZHOU, Z. Y.; SUN, M. S. The Influence of Music Elements on the Perception of ‘Chinese Style’ in Music. Cognitive Computing and Systems, v. 4, n. 2, p. 147-164, 2022.

ZHENG, Y. W. Chinese Collection 457: The Call for Global History. Bulletin of the John Rylands Library, v. 91, n. 1, p. 35-44, 2015.

ZOU, S. When nationalism meets hip-hop: the aestheticized politics of Chinese ideological entertainment. Communication and Criticism, Cultural Studies, v. 16, n. 3, p. 178-195, 2019.

Received: 19/07/2023 – Approved: 22/08/2023 – Published: 15/05/2024

Publicado

11-05-2024

Como Citar

Integração da música tradicional chinesa: uma avaliação da influência interativa entre a música tradicional e o pensamento estético. (2024). Trans/Form/Ação, 47(5), e02400180. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14874