A influência do humanismo e do governo benevolente de Mencius na sociedade contemporânea

Autores

  • Qiong Yang Xiangtan University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240083

Palavras-chave:

Mêncio, Filosofia politica, Humanismo, A ideia de governança benevolente, Valores contemporâneos

Resumo

Mêncio herdou o caminho da “benevolência” de Confúcio e formou uma teoria política relativamente completa da benevolência. O conceito de “governança benevolente” é também um “caminho real”. O seu conteúdo principal é controlar a propriedade do povo, tomar a propriedade do povo, não violar as épocas agrícolas e atribuir importância à educação moral. O núcleo da governança benevolente é a ideologia orientada para o povo de Mencius. A concentração da sua ideologia orientada para o povo reflecte-se nos três aspectos seguintes: quem conquistar o coração do povo ganhará o mundo, a relação entre o povo e o monarca e a forma de servir o monarca e o ministro. A teoria política de Mencius delineou o plano para governar o país na antiga sociedade chinesa e teve um impacto profundo na política tradicional chinesa. Partindo da perspectiva da “governança benevolente” e da ideologia orientada para o povo de Mencius, este artigo discute sistematicamente a ideologia de governança de Mencius, destacando, assim, o significado especial e o encanto da filosofia política de Mencius. A ideologia orientada para as pessoas na teoria política de Mencius inspirou a construção de uma sociedade harmoniosa orientada para as pessoas na sociedade contemporânea. Mencius atribui grande importância ao conceito central de educação moral e fornece orientação para a construção da civilização política e espiritual na sociedade atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Qiong Yang, Xiangtan University

    School of Marxism, Xiangtan University, Xiangtan, 411105 – China. School of Marxism, Hunan University of Medicine, Huaihua, 418000 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1790-6638.

Referências

ALEKSANDROV, A.I.; KOVALEV, A.A. Philosophical conceptualization of evil in the ethical space of Confucianism. Философия и культура, v. 1, 30-41, 2021.

BLOOM, I. Mencius. Finding Wisdom in East Asian Classics. New York: Columbia University Press, 2011.

CAREY, J.; VITZ, R. Mencius, Hume, and the virtue of humanity: sources of benevolent moral development. British Journal for the History of Philosophy, v. 28, p. 693-713, 2020.

CARLEO, R. A. Confucian freedom: assessing the debate. Asian Philosophy, v. 31, p. 211-228, 2021.

CHAN, E. Reconciling Confucianism with rule of law: Confucianisation or self-restraint? Asian Philosophy, v. 30, 1-20, 2020.

ESS, H. V.; SUNGMOON, K. Theorizing Confucian Virtue Politics. The Political Philosophy of Mencius and Xunzi. Cambridge: Cambridge University Press. Historische Zeitschrift, v. 314, p. 399-401, 2022.

FAN, M. Understanding and translating Confucian philosophy in the Analects: a sociosemiotic perspective. Semiotica, v. 239, p. 287-306, 2021.

GAO, S.; WALAYAT, A. J. Confucianism and Democracy: Four Models of Compatibility. Journal of Chinese Humanities, v. 6, p. 213-234, 2021.

GE, X. Y.; HOU, Y. Confucian ideal personality traits (Junzi personality) and mental health: The serial mediating roles of self-control and authenticity. Acta Psychologica Sinica, v. 53, p. 374-386, 2021.

HUANG, Y. Justice as a Personal Virtue and Justice as an Institutional Virtue: Mencius’s Confucian Virtue Politics. Yearbook for Eastern and Western Philosophy, v. 4, p. 277-294, 2020.

HUANG, Y. S. Integrating the Thought of Mencius and Xunzi and the Problem of Modernizing Chinese Society. Journal of Chinese Humanities, v. 6, p. 21-42, 2020.

LO, P. Gratian and Mengzi. Journal of Religious Ethics, v. 48, p. 689-729, 2020.

MENG, F.; WANG, M. Social Governance Concepts in Traditional Chinese Culture. The China Nonprofit Review, v. 12, p. 131-160, 2020.

PURCELL, S. Hermeneutic, Comparative, and Syncretic Philosophy: or, On Ricoeurian. Confucian and Aztec Philosophy, v. 1, p. 1-6, 2020.

REN, J. T. Beyond Mencius and Xunzi: A Third Approach to Confucianism. Journal of Chinese Humanities, v. 6, p. 1-15, 2020.

SIN, W. Esoteric Confucianism, Moral Dilemmas, And Filial Piety. Metaphilosophy, v. 51, p. 206-225, 2020.

SONG, J. Mohist Theoretic System: The Rivalry Theory of Confucianism and Interconnections with the Universal Values and Global Sustainability. Cultural and Religious Studies: English version, v. 8, p. 178-186, 2020.

TU, W. Mencius, Xunzi, and the Third Stage of Confucianism. Journal of Chinese Humanities, v. 6, p. 1-12, 2020.

YI, G.; GUO, Q. Using Xunzi and Mencius to Adapt and Reclaim Modernity: A Reconstruction of Confucianism in the Modern Context. Journal of Chinese Humanities, v. 6, p. 64-76, 2020.

ZILIOTTI, E. An epistemic case for Confucian democracy. Critical Review of International Social and Political Philosophy, v. 6, p. 1-23, 2020.

Received: 10/07/2023 - Approved: 08/10/2023 - Published: 13/02/2024

Publicado

08-02-2024

Como Citar

YANG, Qiong. A influência do humanismo e do governo benevolente de Mencius na sociedade contemporânea. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 4, p. e0240083, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240083. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14844.. Acesso em: 21 nov. 2024.