Impacto das reflexões sobre a educação universitária em inglês na melhoria da identidade cultural nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240065

Palavras-chave:

Pensamento Educacional Inglês, Cultura Filosófica, Identidade cultural, Globalização Inglesa

Resumo

A atual questão da identidade cultural é uma manifestação inevitável das contradições e dilemas do desenvolvimento econômico e social da China no campo cultural. A sua raiz reside no desenvolvimento social atrasado da China moderna e na invasão da cultura estrangeira, que se manifesta pela indiferença à excelente cultura tradicional. O inglês é uma língua internacional amplamente utilizada no mundo todo. Nos últimos anos, com a popularidade do inglês, o ensino de inglês universitário também tem recebido cada vez mais atenção. A filosofia é altamente teórica, especulativa e difícil de compreender, o que exige que os professores de inglês sejam bons na utilização de vários recursos benéficos para mobilizar a subjetividade e a criatividade dos alunos. O inglês é um dos recursos benéficos no ensino e o uso adequado do inglês na identidade cultural pode ter efeitos de ensino inesperados. Portanto, analisar como usar os pensamentos da educação universitária em inglês para melhorar a identidade cultural nacional é de grande importância para promover o desenvolvimento geral da educação universitária em inglês e promover a construção cultural nacional. Este artigo discute como cultivar a consciência cultural nacional e cultivar a consciência cultural nacional no processo de ensino de inglês. Nesta base, apresentamos novas ideias para promover o desenvolvimento global do ensino de inglês em faculdades e universidades e construir a cultura nacional. Além disso, enfatizamos que o conhecimento de inglês deve ser integrado com o aprendido, a fim de permitir que os alunos compreendam melhor as diferentes culturas, aumentem o interesse dos alunos pela filosofia e cultura de vários países e melhorem o sentido de identidade cultural dos próprios alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tianzhu  Liang, Lingnan Normal University

    Associate professor. School of Foreign Studies, Lingnan Normal University, Zhanjiang, 524048 – China. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7208-1268.

Referências

BULFIN, A. The International Circulation and Impact of Invasion Fiction Case Study of William Le Queux’s The Invasion of 1910 - ‘Not an ordinary pot-boiler’. Critical Survey, v. 32, n. 1-2, p. 159-192, 2020.

DAFOUZ, E. English-medium instruction and teacher education programmes in higher education: Ideological forces and imagined identities at work. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 21, n. 5, p. 540-552, 2018.

ESLAMDOOST, S.; KENDALL, A. K.; ZIA, T. Professional identity conflict and (re) construction among English teachers in Iran. Journal of Language, Identity & Education, v. 19, n. 5, p. 327-341, 2020.

HAIDAR, S.; FAN, F. English language in education and globalization: A comparative analysis of the role of English in Pakistan and China. Asia Pacific Journal of Education, v. 39, n. 2, p. 165-176, 2019.

HEIRMAN, A. Taiwan’s Tzu Chi as Engaged Buddhism: Origins, Organization, Appeal and Social Impact. Buddhist Studies Review, v. 30, n. 1, p. 137-139, 2013.

HILLMAN, S.; EMILIO, O. E. English, super‐diversity, and identity in the State of Qatar. World Englishes, v. 37, n. 2, p. 228-247, 2018.

ISLAM, M. T.; SELVAJOTHI, R.; KAZI, E. H. Supremacy of English Language Proficiency: Identity Transmission and Transgression among Bangladeshi Graduates. Issues in Language Studies, v. 11, n. 1, p. 129-145, 2022.

JAHAN, I.; HAMID, M. O. English as a medium of instruction and the discursive construction of elite identity. Journal of Sociolinguistics, v. 23, n. 4, p. 386-408, 2019.

JONES, M. They sang for horses - impact of horse on navajo and apache folklore - clark, lh and degrazia, t. Journal Of American Folklore, v. 80, n. 317, p. 307-308, 1967.

LEE, M. W.; SUNG, Y. K. ‘I may sound like a native speaker… but I’m not’: identities of Korean English teachers with border-crossing experience. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 49, n. 2, p. 216-229, 2021.

LIU, H. G.; XI, Z.; FAN, F. Young English learners’ attitudes towards China English: unpacking their identity construction with implications for secondary level language education in China. Asia Pacific Journal of Education, v. 43, n. 1, p. 283-298, 2023.

MAEDER-QIAN, J. Y. Intercultural experiences and cultural identity reconstruction of multilingual Chinese international students in Germany. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 39, n. 7, p. 576-589, 2018.

MOHAMMADI, H.; SIROS, I. A Study of the Relationship between Iranian Learners’ Sociocultural Identity and English as a Foreign Language (EFL) Learning Proficiency. International Journal of Instruction, v. 12, n. 1, p. 53-68, 2019.

NAVICKAS, K. The Multiple Geographies of Peterloo and Its Impact in Britain. Bulletin of the John Rylands Library, v. 95, n. 1, p. 1-13, 2019.

OTABEKOVNA, S. M.; GADOYEVA, M. I. Expression of ethnic and cultural identity in english and uzbek proverbs. ACADEMICIA: An International Multidisciplinary Research Journal, v. 12, n. 1, p. 171-175, 2022.

PARK, H. R. Influences of reading online texts in Korean English language learners’ cultural identities. The Journal of Educational Research, v. 111, n. 4, p. 385-397, 2018.

QODRIANI, L. U.; MUHAMMAD, Y. K. Exploring culture in Indonesia English textbook for secondary education. JPI (Jurnal Pendidikan Indonesia), v. 7, n. 1, p. 51-58, 2018.

REESE, J. Wisdom as nourisher - a study of an old-testament theme, its development within early judaism, and its impact on early christianity - sandelin, kg. Catholic Biblical Quarterly, v. 50, n. 3, p. 514-515, 1988.

RICHARD, B.; JAMES, B. ‘I feel English as fuck’: Translocality and the performance of alternative identities through rap. Ethnic and Racial Studies, v. 42, n. 14, p. 2510-2527, 2019.

RUOTOLO, L. Malamud, Bernard rediscovery of women, the impact of Woolf, Virginia. Twentieth Century Literature, v. 40, n. 3, p. 329-341, 1994.

SHIN, L. J. Cultural differences in the hedonic rewards of recalling kindness: Priming cultural identity with language. Affective Science, v. 2, n. 1, p. 80-90, 2021.

Received: 20/05/2023 - Approved: 23/06/2023 – Published: 25/01/2024

Publicado

24-01-2024

Como Citar

LIANG, Tianzhu . Impacto das reflexões sobre a educação universitária em inglês na melhoria da identidade cultural nacional. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 47, n. 4, p. e0240065, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240065. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/14624.. Acesso em: 21 nov. 2024.