Piedade filial: um estudo do pensamento confucionista de piedade filial
Palavras-chave:
Pensamento em piedade filial, Confucionismo pré-qin, Piedade filial, Educação filialResumo
A piedade filial é um valor moral fundamental na cultura chinesa e desempenhou um papel significativo, na sua história. Suas origens remontam ao período pré-Qin, onde se desenvolveu, durante as dinastias Xia e Shang, tendo florescido na Dinastia Zhou Ocidental. Confúcio, o renomado filósofo e educador, introduziu pela primeira vez o conceito de piedade filial no confucionismo. Ele o combinou com a ideia de "Ren" e especificou os elementos essenciais da piedade filial. Mêncio, um de seus discípulos mais proeminentes, continuou a desenvolver o conceito, integrando-o a outras abordagens, como "a teoria da boa natureza" e "a política do modo real". Ele introduziu ainda o critério de "desfiliação", enriquecendo ainda mais a compreensão da piedade filial. Dadas essas informações, os autores desse artigo analisam a evolução e a influência da piedade filial, examinando os pensamentos dos estudiosos confucionistas pré-Qin. Ademais, discutem o papel e o significado da piedade filial, na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
CHEN, J. Confucian Ethics and Corporate Social Responsibility: An East Asian Perspective. Business Ethics: A European Review, v. 29, n. 3, p. 474-485, 2020.
CHEUNG, S. L.; BARF, H.; CUMMINGS, S. et al. Changing Shapes of Care: Expressions of Filial Piety among Second-generation Chinese in the Netherlands. Journal of Family Issues, v. 41, n. 12, p. 2400-2422, 2020.
FAN, R.; WANG, M. Family-Based Consent and Motivation for Cadaveric Organ Donation in China: An Ethical Exploration. Journal of Medicine and Philosophy, v. 44, n. 5, p. 534-553, 2019.
FENG, F. The Modern Examination of Confucian Filial Ethics. Open Journal of Social Sciences, v. 8, n. 12, p. 286-294, 2020.
GALLAGHER, A.; DUNN, M.; NIE, J. B. The Summit of a Moral Pilgrimage: Confucianism on Healthy Aging and Social Eldercare. Nursing Ethics, v. 28, n. 3, p. 316-326, 2021.
HAN, Y. H.; KIM, J. L.; NAM, Y. O. Korean Filial Piety, and the Fifth Commandment: Issues to Consider for Counseling Process. Korean Journal of Christian Counseling, v. 31, n. 2, p. 271-298, 2020.
KANG, J. Y. Simcheong’s Death as a Symbol of Filial Piety and Mourning. Journal of Pansori, v. 50, p. 5-37, 2020.
KIM, J. H.; SILVERSTEIN, M. Are Filial Piety and Ethnic Community Engagement Associated with Psychological Wellbeing Among Older Chinese American Immigrants? A Cultural Resource Perspective. Research on Aging, v. 43, n. 2, p. 63-73, 2021.
KIM, S. H. Publicness in The Confucian Sense and The Scholar-Gentry Spirit. Eco-ethica, v. 8, p. 63-74, 2019.
KIM, S. Research Trends and Tasks on Perceptions of filial piety: Focused on Journal of Korean Hyo Studies. Journal of Korean Hyo Studies, v. 31, p. 29-45, 2020.
LEUNG, J. Perceived parental sacrifice, filial piety and hopelessness among Chinese adolescents: A cross-lagged panel study. Journal of Adolescence, v. 81, p. 39-51, 2020.
LI, R. Research on the Characteristics of Filial Piety Culture in the Sichuan Region of China. International Journal of Social Science and Education Research, v. 3, n. 2, p. 129-133, 2020.
LI, X.; SHI, Y.; ZHANG, F. et al. Status and Relationship of College Students’ Filial Piety Belief and Meaning in Life. Psychology of China, v. 2, n. 8, p. 732-745, 2020.
PAN, Y.; CHEN, R.; YANG, D. The relationship between filial piety and caregiver burden among adult children: A systematic review and meta-analysis. Geriatric Nursing, v. 43, p. 113-123, 2022.
TSANG, G.; NGUYEN, H. Y. The Vietnamese Confucian Diplomatic Tradition and the Last Nguyn Precolonial Envoys’ Textual Communication with Li Hongzhang. Asian Studies, v. 8, n. 2, p. 213-232, 2020.
YAN, H.; KRISTJÁNSSON, K. An Explorative Study of Virtues in Ethical Consumption from A Confucian Perspective in An Urban-Rural-Fringe in China. Business Ethics and Leadership, v. 4, n. 4, p. 105-122, 2020.
YAN, Y.; JIANG, H. The Influence of Confucian Culture on Chinese Personal Finance: A Perspective of Education. Education and Finance Research, v. 5, n. 2, p. 12-21. 2020.
Received: 16/02/2023
Accept: 01/04/2023
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.