Maquiavel e a origem das comunidades políticas

Autores

  • Luís Falcâo UFF/Docente

Palavras-chave:

Maquiavel, Origem da Comunidade Política, Consentimento Originário, Medo, Aristotelismo

Resumo

É possível encontrar em Maquiavel uma expressão significativa do consentimento originário para a explicação da origem das comunidades políticas. Investigam-se, assim, as possíveis recepções desse tema a partir do pensamento político romano. Com Lucrécio e Cícero, torna-se possível compreender os termos do pacto, qual sejam, o primitivismo no contraste entre homens e bestas, o medo e a segurança comuns como elementos fundantes da comunidade política e a liderança de um homem de destaque. Para isso, lateralmente, debatem-se as premissas aristotélicas da natureza política dos homens e apresentam-se exemplos do contexto de Maquiavel, a fim de corroborar a disponibilidade da linguagem do consentimento originário em acordo com o aristotelismo. O artigo conclui que Maquiavel não possui uma teoria substancial da origem dos agremiados humanos, porque o objeto da política, dentro da maneira pela qual ele a entende, existe apenas mediante a fundação das cidades historicamente determinadas. O emprego, então, de uma linguagem contratualista em acordo com a aristotélica estava dentro de um contexto retórico de despertar a atenção de seu leitor.

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Biografia do Autor

Luís Falcâo, UFF/Docente

Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3785-626X.

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Recebido: 17/08/2022 - Aprovado: 18/10/2022

Publicado

09-01-2023 — Atualizado em 18-01-2023

Como Citar

Falcâo, L. (2023). Maquiavel e a origem das comunidades políticas. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46(01), 149–170. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13651

Edição

Seção

Artigos e Comentários