ESPORTE ADAPTADO NO ROL DE CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2024.v25n1.p19-36Palavras-chave:
Atividade Motora Adaptada, Conteúdo Escolar, Educação Física, Esporte AdaptadoResumo
A prática de esportes adaptados proporciona diversos benefícios as pessoas com deficiência, mesmo que não se tornem atletas. Ela é uma relevante ferramenta na ação mediadora do professor para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas aulas de Educação Física Escolar. Buscou-se então investigar a produção científica sobre o Esporte Adaptado como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar. Foram realizadas buscas no Periódico Capes, na revista Adapta e na revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Os resultados encontrados foram de 12 estudos dentro da temática estudada. A maioria destes caracterizaram-se como estudos qualitativos, dentro dos quais a modalidade relato de experiência juntamente com a pesquisa de campo se apresentaram como grande suporte para a socialização de experiências com o esporte adaptado na escola. Já as modalidades discutidas e exploradas nas aulas incluíram: atletismo, o goalball, o vôlei sentado, o basquete em cadeira de rodas, a bocha paralímpica, o futebol de 5, a natação e o parabadminton. Ainda foram elencados benefícios e desafios na utilização do esporte adaptado como conteúdo no ambiente escolar. A pesquisa levantou relevantes discussões sobre a temática.
Recebido em: 25/01/2024
Reformulado em: 20/02/2024
Aceito em: 22/02/2024
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.194. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/194. Acesso em: 3 ago. 2023.
ANTUNES, M. M. O Esporte Adaptado na Escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. e-Mosaicos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 30–42, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.42690. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/42690. Acesso em: 25 jan. 2024.
ARAÚJO, P. F. de. Desporto Adaptado no Brasil: origem institucionalização e atualidade. 1997. 140 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Física, Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, Campinas, SP, 1997. Cap. 1. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114168?guid=1680328077220&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1680328077220%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d114 168%23114168&i=1. Acesso em: 01 abr. 2023.
BOAS, M. da S. V.; BIM, R. H.; BARIAN, S. H. S. (2008). Aspectos motivacionais e benefícios da prática do basquete sobre rodas. Revista de Educação Física. v. 14, n. 2, pág. 7 a 11, 27 de maio de 2008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3464. Acesso em: 08 set. 2023.
BORGMANN, T.; ALMEIDA, J. J. G. de. Esporte Paralímpico na Escola: Revisão Bibliográfica. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 53–68, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.43470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43470. Acesso em: 12 set. 2023.
BORGMANN, T; PENA, L. G. de. S; ALMEIDA, J. J. G. de. O Ensino do Voleibol Sentado nas Aulas de Educação Física Escolar. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 17, n. 02, 28 mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.02.p9. Acesso em: 10 nov. 2023.
BRASÍLIA - DF. Inepdata Estatísticas e Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica: educação especial. Educação especial. 2021. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard. Acesso em: 03 mar. 2023.
CABRAL, S. M; ALMEIDA, W. G. A Inserção de Esportes Adaptados nos Conteúdos das Aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio. Educação em Foco, [S. l.], v. 22, n. 38, p. 203–222, 2019. DOI: 10.24934/eef.v22i38.2956. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956. Acesso em: 7 nov. 2023.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Resultados do Brasil em Jogos Paralímpicos. Disponível em: https://www.cpb.org.br/competicoes/jogosparalimpicos/resultado?Form.NomeAtleta=&Form.Paralim piadas=32&Form.Modalidades=49. Acesso em: 05 abr. 2023.
CUNHA, L. M; CHICON, J. F. O esporte adaptado como conteúdo das aulas de Educação Física escolar e inclusão. Campos dos Goytacazes - RJ: Encontrografia Editora Ltda, 2022. 154 p. (Desenvolvimento humano - práticas inclusivas). Disponível em: https://inclui.org/2022/06/24/o-esporte-adaptado-como-conteudo-de-ensino-nas-aulas-de-educacao- fisica-escolar-e-inclusao/. Acesso em: 29 fev. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. Disponivel em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA. D. T (org). Métodos de pesquisa. 1ª edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. Acesso em 03 de nov. 2023.
LIMA, R. N. de. Contribuições para Elaboração do Trabalho Acadêmico Opção Relato de Experiência. 1. ed. Campina Grande - PB: Repositório Acadêmico UNIFACISA, 2023. 15 p. v. 1. Disponível em: https://unifacisa.edu.br/wp-content/uploads/2023/10/tipos-tccs-opcao-relato-experiencia.pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
MARQUES, R. F. R. A contribuição dos Jogos Paralímpicos para a promoção da inclusão social: o discurso midiático como um obstáculo. Revista USP, [S.L.], n. 108, p. 87, 28 mar. 2016. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (ÁGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i108p87-96. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/118244. Acesso em: 01 abr. 2023.
PAIXÃO, J. A. da. Uma Proposta de Práticas Pedagógicas no Curso de Formação Inicial de Professores de Educação Física. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 57, p. 76–92, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol 28. n57.p76-92. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11610 . Acesso em: 12 set. 2023.
SALERNO, M. B; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 212–221, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637826. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, M. de. S; FOURAUX, C. G. da. S. Contribuições da Bocha Paralímpica Adaptada à Escola. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 22, n. 2, p. 267-276, 4 maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-
2021.v22n2.p267-276. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, S. M. dos; FERMINO, A. L; POFFO, B. N; SEARA, E. C. R. “Twittando” sobre os jogos paralímpicos Rio/2016: uma análise do sentimento paralímpico sob o ponto de vista de internautas. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, Paraná, v. 11, n. 1, p. 117-135, mar. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325087419_Twittando_sobre_os_jogos_paralimpicos_Rio20 16_uma_analise_do_sentimento_paralimpico_sob_o_ponto_de_vista_de_internautas. Acesso em: 20 ago. 2023.
SCARPATO, L. C; FERNANDES, P. T; ALMEIDA, J. J. G. Inclusão e o Esporte Adaptado na Educação Física Escolar: o que pensam os professores da rede pública de ensino? Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 21, n. 1, 24 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.04.p45. Acesso em: 10 nov. 2023.
SCHMITT, B. D; BERTOLDI, R; LEDUR, J. A; BEGOSSI, T. D; MAZO, J. Z. Produção científica sobre esporte adaptado e paralímpico em periódicos brasileiros de educação física. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 35, ed. 3, p. 68-79, 2017. DOI https://doi.org/10.5902/2316546427494. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/27494. Acesso em: 1 abr. 2023.
SILVA, A. De. A. C. e; MARQUES, R. F. R; PENA, L. G. de S; MOLCHANSKY, S; BORGES, M; CAMPOS, L. F. C. C. de; ARAÚJO, P. F. de; BORIN, J. P; GORLA, J. I. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S.L.], v. 27, n. 4, p. 679-687, dez. 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092013005000010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/XWpRWYmHWV6j5nVKSdvpLcr/?lang=pt. Acesso em: 31 mar.
SILVA, M. O; SALGUEIRO, A. J. De. L. R. Paraolímpiada Rio 2016. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 19, n. 2, 27 dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n2.05.p127. Acesso em: 10 nov. 2023.
SOUZA, D. L; MORAES E SILVA, M; MOREIRA, T. S. O Perfil da Produção Científica Online em Português Relacionada às Modalidades Olímpicas e Paralímpicas. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1105–1120, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.64591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64591. Acesso em: 10 nov. 2023.
SOUZA, J. V. de; BISPO, R. S.; SANTOS, E. A.; MENDES, A. M. S.; FERNANDES, E. S.; PINTO, H. L. G.; SQUARCINI, C. F. R. O Esporte Paralímpico: vivências práticas. Revista Profissional da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 17–24, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/7857. Acesso em: 25 out. 2023.
SOUZA, L. C. de; MACIEL, L. F. P; FARIAS, G. O; FOLLE, A; DUEK, V. P. Estudo bibliométrico da produção sobre Educação Física na Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. e45/1– 23, 2021. DOI: 10.5902/1984686X66235. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66235. Acesso em: 7 set. 2023.
SQUARCINI, C. F. R; DOS SANTOS, C. C. V; BIBIANO NETO, D; SOUZA, D. S; SOUZA, J. V. de. O esporte Paralímpico na Escola. Revista Profissional da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 10–16, 2020. Disponível em:
https://revista.fct.unesp.br/index.php/adapta/article/view/7856. Acesso em: 25 out. 2023.
VICENTE DA SILVA, J. P; SOARES, de. O., F.; SILVA, R; MACHADO, E; DIAS, M. A. Petra Racerunning: uma experiência na educação física escolar. RevistAleph, n. Especial, 20 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48132. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/48132. Acesso em: 7 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.