A INTERSECÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET

Autores

  • Fernando Aparecido de Moraes Docente da Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p118-153

Palavras-chave:

Piaget, Jogo Pedagógico, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Considerando a importância de Piaget para a pedagogia brasileira e a inserção cada vez maior dos jogos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem como uma metodologia ativa, este artigo busca apresentar a ideia de se pensar o jogo pedagógico sob o aporte da Teoria de Jean Piaget. Para isso, inicialmente o artigo apresenta os principais aspectos da teoria de Piaget, culminando a discussão na relação que Piaget estabelece entre o jogo e o desenvolvimento do sujeito. Após a discussão desse assunto os autores seguem apresentando o conceito de jogo pedagógico, considerado por eles como o apropriado para o trabalho em questão, e partem para estabelecer a interface entre o jogo pedagógico e a teoria piagetiana, defendida pelos autores como aquela que deve respaldar o pensamento no momento de se pensar os aspectos pedagógicos do jogo. Por fim, os autores concluem o artigo ressaltando a necessidade de que os jogos pedagógicos, enquanto metodologias ativas, sejam pensados a partir de um referencial teórico consistente que discuta os processos de ensino e aprendizagem e, neste caso específico, que seja Jean Piaget este referencial.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigo