O ESTUDO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A QUESTÃO DAS LEITURAS NA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DO MST
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2024.v25.e024008Palavras-chave:
Educação, Leituras, Formação de leitores, Formação de professores, MSTResumo
Tem-se por objetivo apresentar apontamentos sobre o estudo como princípio educativo na Pedagogia do Movimento, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enfatizando-se a questão das leituras. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, pautada principalmente em textos do MST e de autores que se dedicam às temáticas em tela. A educação ocupa espaço estratégico, desde a gênese do processo de auto-organização dos Sem Terra. O Movimento apresenta o estudo como um dos seus princípios organizativos e educativos. Diversos documentos do MST fazem menção ou remetem, direta ou indiretamente, à questão da leitura, da escrita e/ou do cálculo, que, para os objetivos do Movimento, são articulados entre si e fornecem a base para apropriação de outros conhecimentos escolares e técnico-científicos. Assim, o estudo, que inclui as leituras, configura-se como um elemento-chave para o processo de auto-organização, (auto)educação, autossustento e gestão democrática nas diversas atividades do MST, nas esferas política, cultural e, principalmente, econômica, que é fundamental para a reprodução material e simbólica desse Movimento.
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