O ESTUDO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A QUESTÃO DAS LEITURAS NA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO DO MST

Autores

  • Cláudio Rodrigues da SILVA Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2024.v25.e024008

Palavras-chave:

Educação, Leituras, Formação de leitores, Formação de professores, MST

Resumo

Tem-se por objetivo apresentar apontamentos sobre o estudo como princípio educativo na Pedagogia do Movimento, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enfatizando-se a questão das leituras. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, pautada principalmente em textos do MST e de autores que se dedicam às temáticas em tela. A educação ocupa espaço estratégico, desde a gênese do processo de auto-organização dos Sem Terra. O Movimento apresenta o estudo como um dos seus princípios organizativos e educativos. Diversos documentos do MST fazem menção ou remetem, direta ou indiretamente, à questão da leitura, da escrita e/ou do cálculo, que, para os objetivos do Movimento, são articulados entre si e fornecem a base para apropriação de outros conhecimentos escolares e técnico-científicos. Assim, o estudo, que inclui as leituras, configura-se como um elemento-chave para o processo de auto-organização, (auto)educação, autossustento e gestão democrática nas diversas atividades do MST, nas esferas política, cultural e, principalmente, econômica, que é fundamental para a reprodução material e simbólica desse Movimento.

Biografia do Autor

  • Cláudio Rodrigues da SILVA, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação

    Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos