Atividades para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I

aprendendo a escrever conto de aventura

Autores

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Veronica Branco Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9

Palavras-chave:

Conto de aventura, Produção de texto literário, Sequência didática

Resumo

O objetivo deste é expor a percepção de crianças participantes da fase 02 do estudo A arte de aprender a escrever aventuras autorais nos primeiros anos do ensino fundamental. Durante o ano letivo de 2019, as professoras, também participantes, aplicaram uma sequência didática que incluía atividades de estudo dos elementos de composição de conto de aventura, da onomatopeia, da cadeia referencial e dos conectores discursivos, organizados em cinco grupos de conteúdo, contendo avaliação formativa e revisão da escrita após conclusão de cada grupo, encerrando com revisão geral, edição do texto e avaliações somativas. Das 110 crianças participantes, matriculadas em duas escolas municipais do Paraná, 75 compareceram ao encontro, após a conclusão de toda sequência didática, para responder o questionário. Destas, 69 crianças, que tiveram o questionário analisado, afirmaram que entenderam a importância da revisão textual. 67 delas disseram que as atividades auxiliaram a escrever o conto. Enfim, as atividades foram bem apreciadas e, no entendimento dos participantes, elas geraram aprendizagem das etapas da escrita de Calkins (1989) e a vivência do autor-pessoa, autor-contemplador e autor-artista de Bakhtin (2011). Por isso, infere-se que a sequência didática é aplicável no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, consoante à BNCC (2017).

Biografia do Autor

  • Rosangela Valachinski Gandin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga da UFPR; Setor Litoral; Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura. Matinhos, Paraná, Brasil: Rua Jaguariaíva, 512, sala temática O Mundo Mágico da Leitura.

  • Veronica Branco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular da UFPR; Setor de Educação; Depto. Teoria e Prática de Ensino. Professora do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-graduação em Educação, na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Programa de Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional. Curitiba, Paraná, Brasil. Rua Rockefeller nº57, gab. 229.

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)’, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordena o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Tradução Luís A Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRASIL. Conselho Nacional de educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficinal da União, Brasília, de 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 - 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2018.

CALKINS, Lucy Mccormick. A Arte de Ensinar a Escrever: o Desenvolvimento do Discurso Escrito. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artmed, 1989.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

DELORS, Jean. Os quatro pilares da educação. In: Um tesouro a descobrir. 2ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

GANDIN, Rosangela Valachinski; BRANCO, Verônica; SOUZA, Renata Junqueira. Atividades sequenciais para aprendizagem inicial da escrita do conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Parte de tese aprovada no exame de qualificação. Não publicado.

GANDIN, Rosangela Valachinski. Professores escritores de conto de aventura: saber escrever para saber ensinar. 2021. 353 p. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2021. Disponível em:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusao WS?idpessoal =23522&idprograma=40001016001P0&anobase=2021&idtc=1647. Acesso em: 27 set. 2021.

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. Trad. Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994, p 15 – 178

JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidades. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOANA: um mar de aventuras. Director: Ron Clements e John Musker. Burbank, Califórnia: Walt Disney Animation Studios. Dist. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016, 1 filme (113 min), sonoro, dublado, color.

PONDÉ, Gloria. O que é um livro infantil? In: A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Atividades para o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I: aprendendo a escrever conto de aventura . (2022). Educação Em Revista, 23(1), 9-26. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)