ACTIVIDADES PARA EL 3º, 4º Y 5º AÑO DE LA ESCUELA PRIMARIA I:

APRENDER A ESCRIBIR UNA HISTORIA DE AVENTURAS

Autores/as

  • Rosangela Valachinski Gandin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • VERONICA BRANCO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9

Palabras clave:

Cuento de aventuras, Producción de textos literarios, Siguiendo la enseñanza

Resumen

El objetivo es exponer la percepción de los niños participantes en el estudio, cuyo director de clase también fue participante, respecto a las actividades secuenciales que tenían, los elementos de composición del cuento de aventuras, las onomatopeyas, la cadena referencial, los conectores discursivos, contenido organizado en cinco grupos, que contienen evaluación formativa y revisión de escritura después de que cada grupo ha concluido, terminando con: revisión general, edición de texto y evaluaciones sumativas. Los 69 niños que tuvieron el cuestionario analizado declararon que entendían la importancia de la revisión textual. 67 de ellos dijeron que las actividades ayudaron a escribir la historia. Finalmente, las actividades fueron muy apreciadas y, en el entendimiento de los participantes, generaron el aprendizaje de los pasos de la escritura de Calkins (1989) y la experiencia del autor-persona, autor-contemplador y autor-artista de Bakhtin (2011). Por lo tanto, se infiere que la secuencia es aplicable en 3º, 4º y 5º año de primaria, según el BNCC (2017).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosangela Valachinski Gandin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga da UFPR; Setor Litoral; Coordenadora do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura. Matinhos, Paraná, Brasil: Rua Jaguariaíva, 512, sala temática O Mundo Mágico da Leitura.

  • VERONICA BRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

    Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Titular da UFPR; Setor de Educação; Depto. Teoria e Prática de Ensino. Professora do Curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-graduação em Educação, na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Programa de Educação: Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional. Curitiba, Paraná, Brasil. Rua Rockefeller nº57, gab. 229.

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)’, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Atualmente é professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente, onde fundou e coordena o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com enfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Referencias

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Tradução Luís A Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRASIL. Conselho Nacional de educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficinal da União, Brasília, de 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 - 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2018.

CALKINS, Lucy Mccormick. A Arte de Ensinar a Escrever: o Desenvolvimento do Discurso Escrito. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artmed, 1989.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes Cunha. Literatura infantil: Teoria e prática. 18ª ed. São Paulo: Ática, 2005.

DELORS, Jean. Os quatro pilares da educação. In: Um tesouro a descobrir. 2ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003.

GANDIN, Rosangela Valachinski; BRANCO, Verônica; SOUZA, Renata Junqueira. Atividades sequenciais para aprendizagem inicial da escrita do conto de aventura para o 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Parte de tese aprovada no exame de qualificação. Não publicado.

GANDIN, Rosangela Valachinski. Professores escritores de conto de aventura: saber escrever para saber ensinar. 2021. 353 p. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2021. Disponível em:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusao WS?idpessoal =23522&idprograma=40001016001P0&anobase=2021&idtc=1647. Acesso em: 27 set. 2021.

JOLIBERT, Josette et al. Formando crianças produtoras de textos. Trad. Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1994, p 15 – 178

JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidades. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOANA: um mar de aventuras. Director: Ron Clements e John Musker. Burbank, Califórnia: Walt Disney Animation Studios. Dist. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2016, 1 filme (113 min), sonoro, dublado, color.

PONDÉ, Gloria. O que é um livro infantil? In: A arte de fazer artes: como escrever histórias para crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

Publicado

2022-03-04

Cómo citar

Gandin, R. V. ., BRANCO, V., & Souza, R. J. de . (2022). ACTIVIDADES PARA EL 3º, 4º Y 5º AÑO DE LA ESCUELA PRIMARIA I: : APRENDER A ESCRIBIR UNA HISTORIA DE AVENTURAS. Educação Em Revista, 23(1), 9-26. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p9

Artículos más leídos del mismo autor/a