Educação Física na BNCC: uma análise da proposta preliminar do documento curricular do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.10.p137Palabras clave:
Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Estadual de EsducaçãoResumen
Este artigo socializa as discussões realizadas e as propostas encaminhadas por um grupo de três professores/pesquisadores, convidados pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, para analisar o componente curricular Educação Física da Proposta Preliminar do Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro. Nele, apresentamos uma análise crítica no sentido de contribuir com o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a intenção de ampliar os olhares sobre um documento que poderá ser tomado como eixo orientador de propostas curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes públicas e privadas de educação do Rio de Janeiro. A organização curricular da proposta fluminense, que segue a BNCC, coaduna com a atual conjuntura, o que nos impulsiona a manifestação por meio deste artigo, no sentido de registrar uma posição de insatisfação com o documento, do ponto de vista organizacional e propositivo. A raiz dessa reflexão surge no desejo de não conciliar com as restrições que o documento traz à tona, destacando os efeitos que ele pode causar, principalmente no momento histórico atual, marcado por profundas ameaças à democracia brasileira.
Recebido em: 05/03/2020.
Aprovado em: 27/05/2020.
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