A PRESENÇA DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A PRECARIZAÇÃO DE NOVO TIPO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Amanda Moreira da SILVA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vânia Cardoso da MOTTA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.03.p27

Palavras-chave:

Trabalho-educação, Trabalho docente, Precarização de novo tipo

Resumo

Este artigo socializa discussões que foram levantadas em estudos e pesquisas sobre a mercantilização da educação e a consequente precarização do trabalho docente no Brasil. Nele, destacamos dois movimentos: i) a crescente atuação de grupos empresariais organizados interferindo nas políticas públicas de educação e diretamente nas redes públicas de ensino por meio de “parcerias público privadas”; ii) e as formas de resistência dos professores diante da intensificação da precarização do trabalho docente, advindas dessa conjuntura privatista. Temos por hipótese que a atual conjuntura de mercantilização-privatização da educação pública no Brasil e de metamorfose no mundo do trabalho vem constituindo uma precarização de novo tipo do trabalho docente no setor público educacional. Assim, pautadas nos debates sobre trabalho-educação, nas discussões da sociologia do trabalho, em especial, em Ricardo Antunes e Giovanni Alves, e na concepção de Estado em Gramsci, elaboramos este ensaio teórico ao buscar elementos para nossas análises e desenvolver as noções de “precariado professoral”, “professorado estável formal” e “professorado subjetivamente toyotizado”.

Recebido em: 29 de setembro de 2016.
Aceito em: 05 de outubro de 2017.

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Biografia do Autor

Amanda Moreira da SILVA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX). Email: amandamoreira.uerj@gmail.com

Vânia Cardoso da MOTTA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora-líder do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX). Email: vaniacmotta@gmail.com

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

SILVA, A. M. da, & MOTTA, V. C. da. (2017). A PRESENÇA DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A PRECARIZAÇÃO DE NOVO TIPO DO TRABALHO DOCENTE. Educação Em Revista, 18(2), 27–42. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.03.p27

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