ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NA ALEMANHA E NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DOS CONCEITOS E DE RESULTADOS DE PESQUISAS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18esp.04.p43Palabras clave:
Avaliação de política, Escola em tempo integral, Política educacionalResumen
O aumento de números de escolas em tempo integral é objetivo da política educacional do Brasil e da Alemanha. Cada país implementou uma política federal em âmbito nacional e encomendou pesquisas sobre a mesma no panorama educacional. Objetiva-se aqui descrever o conceito da educação em tempo integral e o perfil das pesquisas, e discutir alguns dos seus resultados. Por meio de uma revisão da literatura científica, da análise de documentos oficiais e de relatórios dessas pesquisas, identificaram-se diferenças e semelhanças entre os dois casos. Na Alemanha, o conceito da escola em tempo integral apresenta maior flexibilidade; o apoio políticofinanceiro oferecido pela União focaliza a construção e a reforma da infraestrutura escolar. No Brasil, com uma definição legal menos flexível, as verbas federais são destinadas para a aquisição de equipamento pedagógico e compensação financeira de voluntários. As pesquisas nacionais são de natureza quantitativa transversal. A pesquisa da Alemanha é, além disso, longitudinal, identificando quantitativamente efeitos da educação em tempo integral e condições favoráveis para sua implementação. Ambos os países apresentam um aumento quantitativo significante de escolas com jornada ampliada, mas o número de alunos atendidos deixa a desejar.
O grande desafio, nos dois casos, é de integrar melhor a oferta extraclasse nos projetos pedagógicos das escolas.
Recebido em: 09/10/2015.
Aprovado em:10/01/2017.
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Referencias
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