O Abandono das Políticas Públicas para EJA e os Reflexos na Avaliação da Aprendizagem dos Alunos desta Modalidade de Ensino:

Estudo exploratório em um município do interior paulista.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023017

Palabras clave:

Políticas Públicas para Educação de Jovens e Adultos., Avaliação na EJA., Avaliação da Aprendizagem.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa de Iniciação Cientifica que objetivou identificar o percurso das políticas públicas para a EJA nos últimos dez anos e verificar os seus possíveis reflexos na avaliação da aprendizagem nesta modalidade em um município do interior paulista. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e metodologia bibliográfica e documental. Como resultados, destacamos que a análise das metas do PNE e do PME de Marília apresentam um descompasso entre o planejado e o realizado. As metas para redução do analfabetismo não condizem com as matrículas da EJA que vêm decrescendo acentuadamente nos últimos doze anos. O abandono das políticas da EJA fica evidenciado com o fim da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SEDADI) em 2019 e queda de 95,56% dos recursos federais destinados a EJA entre os anos de 2012 e 2020. No PPP das duas escolas que ofertam EJA também foi possível identificar pouca alteração no currículo oferecido para o ensino regular, e a EJA. Destacamos o estudo de Nascimento (2011) do qual apresenta que a não aprendizagem se revelou estar muito mais associada ao funcionamento da escola que dificulta a qualquer sujeito sua efetiva aprendizagem.

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Biografía del autor/a

  • Talita Donegá dos ANJOS, UNESP-FFC

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista " Júlio Mesquita filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências : Câmpus Marilia (2019 - 2022) . Em 2020 comecei a fazer IC com o tema: A Avaliação Institucional Participativa (AIP) como um processo potencializador na busca da qualidade das escolas públicas. Em 2021 ingressei no Projeto PIBIB junto ao prof. Cláudio Brocanelli com o tema: Educação de Jovens e Adultos e Inclusão Social. Fiquei como Voluntária os 18 meses do projeto.Em 2022 fiz outra IC com o tema: O Abandono das Políticas Públicas para a EJA e os reflexos na Avaliação da Aprendizagem dos alunos desta modalidade de ensino: estudo exploratório em um município do interior paulista. Com bolsa reitoria UNESP- FFC.

  • Claudia Pereira de Padua SABIA, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)

    Possui graduação em Administração (1986), especialização em Administração Empresarial (1989), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado em Educação (Avaliação Educacional) na UNICAMP (2020). Foi avaliadora Ad Hoc do INEP/MEC para os cursos de Administração de 2002 a 2013. Membro do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia da UNESP de Marília desde 1997 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0079401220807071), do Grupo de Pesquisa Laboratório e Observação de Estudos Descritivos (LOED) da Unicamp desde 2019 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6737123125852473) e Vice-Líder do Grupo (LOED)/ UNESP/Rio Claro desde 2021 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4538018150038718). Professora Assistente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - DASE da Faculdade de Filosofia e Ciências — FFC da UNESP, campus de Marília. Atua na área de Políticas Públicas em Educação, Gestão e Avaliação Educacional.

  • Talita Dos Santos GONÇALVES , UNESP FFC

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP — FFC.

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Publicado

2023-10-25

Número

Sección

Educação de Jovens e Adultos

Cómo citar

ANJOS, T. D. dos, SABIA, C. P. de P., & GONÇALVES , T. D. S. (2023). O Abandono das Políticas Públicas para EJA e os Reflexos na Avaliação da Aprendizagem dos Alunos desta Modalidade de Ensino: : Estudo exploratório em um município do interior paulista. Educação Em Revista, 24, e023017. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023017

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