A formação para Eja no curso de pedagogia da Unesp de Marília e a contribuição do PIBID

Autores

  • Laís Freitas Van Opstal Nascimento Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Claudia Pereira de Padua Sabia Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p55

Palavras-chave:

Formação de Professores, EJA, PIBID

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica. A EJA é destinada as pessoas maiores de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental e/ ou o Ensino Médio. O objetivo deste estudo é identificar de que forma ocorre a formação para a EJA no curso de Pedagogia da Unidade de Marília da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e verificar as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a atuação na EJA. A Metodologia utilizada são as pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados principais do estudo, destacamos a importância ao acesso dos estudantes a esta modalidade dentro da universidade, da necessidade de uma formação especializada para os alunos egressos nas salas de EJA e o papel fundamental do PIBID como auxiliador e mediador destas duas necessidades, antecipando este contato com a sala de aula e oferecendo um olhar diferenciado para  práticas emancipadora e necessária que todos os alunos de pedagogia deveriam obter ao se tornarem professores, para que, caso assumam uma sala de EJA, saibam a melhor maneira de conduzir as aulas.

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Biografia do Autor

  • Laís Freitas Van Opstal Nascimento, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Cursa Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional, Hospitalar e Empresarial, pelo Grupo Rhema Educação. Pedagoga (Licenciatura Plena) com aprofundamento em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília.

  • Claudia Pereira de Padua Sabia, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Doutorado em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado em Avaliação Educacional (UNICAMP, 2020); professora Assistente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - DASE da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC da UNESP, campus de Marília.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nascimento, L. F. V. O., & Sabia, C. P. de P. (2021). A formação para Eja no curso de pedagogia da Unesp de Marília e a contribuição do PIBID. Educação Em Revista, 22(esp2), 55-72. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p55

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