A formação para Eja no curso de pedagogia da Unesp de Marília e a contribuição do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p55Palavras-chave:
Formação de Professores, EJA, PIBIDResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica. A EJA é destinada as pessoas maiores de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental e/ ou o Ensino Médio. O objetivo deste estudo é identificar de que forma ocorre a formação para a EJA no curso de Pedagogia da Unidade de Marília da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e verificar as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a atuação na EJA. A Metodologia utilizada são as pesquisas bibliográfica e documental. Como resultados principais do estudo, destacamos a importância ao acesso dos estudantes a esta modalidade dentro da universidade, da necessidade de uma formação especializada para os alunos egressos nas salas de EJA e o papel fundamental do PIBID como auxiliador e mediador destas duas necessidades, antecipando este contato com a sala de aula e oferecendo um olhar diferenciado para práticas emancipadora e necessária que todos os alunos de pedagogia deveriam obter ao se tornarem professores, para que, caso assumam uma sala de EJA, saibam a melhor maneira de conduzir as aulas.
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