National Common Curricular Base: an outlook on the teaching activity, teaching education, and teaching of the mother-tongue

Authors

  • Andréa Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente) http://orcid.org/0000-0001-7998-4660
  • Ana Luzia Videira Parisotto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente) https://orcid.org/0000-0001-9786-745X
  • Rozana Aparecida Lopes Messias Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.04.p43

Keywords:

National Common Curricular Base, Teaching of Mother-Tongue, Teacher Education

Abstract

This research aims to reflect on interventions in the education of Grades 1-5 schoolteachers, the teaching of the mother-tongue, and the implementation of Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC). In light of the Pedagogy of Competencies, this study examines conceptions of power, as posited by Foucault, and the veiled interest of the powers-that-be in producing functionally illiterate citizens devoid of critical thinking skills and, thus, perpetuating a brand of education that fails to promote their emancipation from a state of compliance with the will of the ruling class. Based on a literature review and the analysis of pertinent documents, the discussion herein derives from considerations arrived at by the research group “Teacher Education and Teaching Practices at the Basic and Higher Education Levels” at São Paulo State University, Presidente Prudente campus. In spite of being imposed on Brazilian schools, the BNCC does not per se ensure quality in education unless schoolteachers are willing to critically examine the document and understand the need for change in the school culture, especially regarding the teaching of the mother-tongue, so as to help their students to overcome the overriding social logic.

 

Recebido em: 13/12/2018
Aprovado em: 20/07/2019

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

    Professora licenciada em Letras, com especialização no ensino de Língua Portuguesa pela UNICAMP, mestre em Educação pela UNESP-Presidente Prudente. Doutoranda em Educação pela UNESP-Presidente Prudente. É membro do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior". Supervisora de Ensino na Prefeitura Municipal de Birigui.

  • Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

    É licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/ Araraquara, 2015-2016. É docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino da língua portuguesa, produção de texto, ensino de ortografia, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior".

  • Rozana Aparecida Lopes Messias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

    Possui doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília (2009), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), pós Doutorado em Educação pela Georgetown University- Washington DC - EUA, junto ao Spanish and Portuguese Department (2017-2018 - FAPESP- processo 2017/02937-0). Atua como professora assistente-doutora de prática de ensino e estágio supervisionado de línguas estrangeiras na UNESP-Assis. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de vice-coordenadora do projeto Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, atua na mediação e supervisão de práticas de Teletandem. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Teletandem: Transculturalidade das interações online via webcam e Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior, pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação PROFLETRAS-UNESP. Na FCT-UNESP/Presidente Prudente, faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de professores de Línguas Estrangeiras e Materna; Teletandem e Formação de Professores; Tecnologia e Ensino de Línguas.

References

ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Moção 12 - Moção contrário à base nacional comum curricular [sic]. 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/resources/Mo_o_12_37_RN_Contr_rio_Base_Nacional_Comum_Curricular.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ofício nº 01/2015/GR, de 9 de novembro de 2015. Disponível em: <http://ced.ufsc.br/files/2015/10/Exposi%C3%A7%C3%A3o-de-Motivos-a-BNCC-ANPED-e-ABdC.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados. 1997.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1998.
BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 1ª versão. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº CNE/CP nº 2, de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em: 13 jul. 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em: 16 jul. 2018.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação linguística escolar: para além das obviedades. In: CORREA, Djane Antonucci; SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira (Orgs.). Estudos da linguagem e currículo: diálogos (im)possíveis. Ponta Grossa: Ed. UEPG, v.1, p.15-29, 2009.
COLELLO, Sílvia M. Gasparian. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012.
DOLZ, Joaquim; SILVA-HARDMEYER, Carla. Desafios para o ensino de língua portuguesa e a formação de professores no Brasil. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; BICALHO, Delaine Cafiero; CARNIN, Anderson (orgs.). Formação de professores e ensino de língua portuguesa: contribuições para reflexões, debates e ações. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 81-114.
FONTANA, Roseli A. Cação. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p.119-150.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução de Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Org. e seleção de textos Manoel B. da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FREIRE, Paulo. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A/Sepe, 1999. p. 13-24.
GERALDI, João W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LA TAILLE, Yves De. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.
LANDSMANN, Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da linguagem escrita: processos evolutivos e implicações didáticas. São Paulo: Ática, 2002.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; DI GIORGI, Cristiano Amaral G. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular, Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 30, p. 305-323, jul./dez. 2010.
MARÍN-DÍAS, Dora Lilia. Auto-ajuda, educação e práticas de si: genealogia de uma antropotécnica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RESENDE, Otto Lara. Vista Cansada. Folha de S. Paulo, edição de 23 de fevereiro de 1992.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
WALDMAN, Berta. Clarice Lispector. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Published

2019-09-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

de Oliveira, A. R., Parisotto, A. L. V., & Messias, R. A. L. (2019). National Common Curricular Base: an outlook on the teaching activity, teaching education, and teaching of the mother-tongue. Educação Em Revista, 20(2), 43-60. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.04.p43