ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17esp.05.p53Palavras-chave:
Alfabetização Matemática. Letramento. PNAIC.Resumo
Este artigo trata da alfabetização matemática no contexto das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementadas no ano de 2014. Este programa de iniciativa do governo federal tem como objetivo que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos e funciona em parceria com as universidades e escolas dos anos iniciais da rede estadual e municipal do Brasil. Nosso objetivo foi discutir
a importância da compreensão da alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, a partir das descrições de características importantes do material utilizado no PNAIC, no ano de 2014, tendo como referencial teórico autores que estudam a alfabetização em língua materna e autores do campo da Educação Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.