Educação Física na BNCC: uma análise da proposta preliminar do documento curricular do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.10.p137

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Estadual de Esducação

Resumo

Este artigo socializa as discussões realizadas e as propostas encaminhadas por um grupo de três professores/pesquisadores, convidados pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, para analisar o componente curricular Educação Física da Proposta Preliminar do Documento Curricular do Estado do Rio de Janeiro. Nele, apresentamos uma análise crítica no sentido de contribuir com o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a intenção de ampliar os olhares sobre um documento que poderá ser tomado como eixo orientador de propostas curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes públicas e privadas de educação do Rio de Janeiro. A organização curricular da proposta fluminense, que segue a BNCC, coaduna com a atual conjuntura, o que nos impulsiona a manifestação por meio deste artigo, no sentido de registrar uma posição de insatisfação com o documento, do ponto de vista organizacional e propositivo. A raiz dessa reflexão surge no desejo de não conciliar com as restrições que o documento traz à tona, destacando os efeitos que ele pode causar, principalmente no momento histórico atual, marcado por profundas ameaças à democracia brasileira.

Recebido em: 05/03/2020.
Aprovado em: 27/05/2020.

Biografia do Autor

  • Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação na linha de Trabalho-Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ).

  • Marcelo Paraiso Alves, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Nádia Maria Pereira de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto de Educação. Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ.

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Publicado

2020-07-03

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Artigos

Como Citar

Educação Física na BNCC: uma análise da proposta preliminar do documento curricular do Estado do Rio de Janeiro. (2020). Educação Em Revista, 21(2), 137-150. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.10.p137