Contribuições de Silvio Romero para o currículo da escola elementar no século XIX

Autores/as

  • Emery Marques GUSMÃO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2321

Palabras clave:

história da educação, currículo da escola elementar, ensino cívico.

Resumen

Apresentamos uma análise da obra História do Brasil Ensinada pela Biografia de seus Heróis - Ensino Cívico - livro para as classes primárias, lançado em 1890 por Silvio Romero pela Livraria Editora Francisco Alves. A obra teve pelo menos nove edições (a oitava datada de 1908 e a nona de 1913), o que sugere algum sucesso num momento em que os livros de leitura e as cartilhas eram os únicos (ou os principais) livros a que os alunos da escola primária tinham acesso. Concebida para “substituir pela biografia a instrução cívica”, Historia do Brasil evidencia a convergência, no século XIX, da produção de saberes acerca da realidade nacional (particularmente no Instituto Histórico e Geográco Brasileiro e na Academia Brasileira de Letras) com a nacionalização os currículos.

Publicado

2021-09-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Contribuições de Silvio Romero para o currículo da escola elementar no século XIX. (2021). Educação Em Revista, 11(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2010.v11n2.2321

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