Ingenuidade e Inércia Cognitiva como Atributos para a Viralização de Fake News nas Redes Sociais Online
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024034Palavras-chave:
Fake news, Inércia cognitiva, Ingenuidade, Competência em informaçãoResumo
A disseminação de fake news nas redes sociais online tem criado um cenário de desinformação em que a manipulação e o controle são utilizados para influenciar comportamentos e obter vantagens. Esse fenômeno tem motivado esforços conjuntos para inibir sua propagação. No entanto, apesar dessas iniciativas, o problema persiste. Parte-se do pressuposto de que os usuários desses canais, agentes fundamentais no enfrentamento desse fenômeno, tornam-se contribuintes para a desinformação quando afetados pela ingenuidade ou pela inércia cognitiva. Objetiva-se analisar o papel desses usuários na disseminação de fake news e identificar fatores que influenciam sua postura acrítica. Conduzida por meio de uma revisão narrativa da literatura para fins de fundamentação teórica, esta análise adota uma abordagem reflexiva, exploratória e ensaística sobre a condição de co-partícipe dos usuários das redes sociais online frente ao problema das fake news, fundamentada em temas-chave como pós-verdade e competência crítica em informação, e ilustrada por uma análise empírica de três casos específicos de notícias falsas virais. Conclui-se que os usuários das redes sociais online, quando ingênuos e inertes, são parte do problema e, por isso, precisam ser mais reativos, em vez de, consciente ou inconscientemente, se tornarem agentes de desinformação.
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