Contribuições da Etnografia para os Estudos sobre Práticas Informacionais
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024006Palavras-chave:
Práticas informacionais, Etnografia, Estudos de usuários, Ciência da InformaçãoResumo
Relata o desenvolvimento de um estudo que analisou as contribuições etnográficas, como lógica de investigação, para a pesquisa sobre práticas informacionais, subcampo dos estudos de usuários da Ciência da Informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica realizada por meio de uma revisão sistemática que buscou por estudos sobre práticas informacionais no Portal de Periódicos CAPES e também na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). O estudo teve como objetivo classificar os artigos de acordo com os critérios de Green e Bloome (1997) sobre pesquisas etnográficas, isto é, fazer etnografia, adotar uma perspectiva etnográfica ou utilizar ferramentas etnográficas. Os resultados demonstram que as pesquisas sobre práticas informacionais são limitadas no número de artigos obtidos, o que aponta para um campo de estudos ainda em consolidação. Além disso, os resultados indicaram que a maioria dos artigos podem ser classificados em grupos que adotam uma perspectiva etnográfica ou utilizam ferramentas etnográficas. Assim, esta revisão sistemática mostrou que as pesquisas sobre práticas de informação não estão fazendo etnografia no seu sentido mais amplo. Além disso, a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação foi destacada e aponta para um interesse crescente por temas de natureza social e cultural.
Downloads
Referências
Araújo, Carlos Alberto Ávila. “Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: relações teóricas e institucionais”. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 16, no. 31, 2011, pp.10-130, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2011v16n31p110. Acessado 20 jul. 2023.
Araújo, Carlos Alberto Ávila. “O que são práticas informacionais”. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, no. especial, 2011, pp. 389-401, http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20655. Acessado 10 out. 2022.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Araújo, Carlos Alberto Ávila. “Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando?”. Informação e Informação, Londrina, vol. 22, no. 2, 2017, pp. 389-401, https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p389. Acessado 03 out. 2022.
Borko, Harold. “Information Science: what is it?”. American Documentation, Jan. 1968.
Capurro, Rafael. “Epistemologia e Ciência da Informação”. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Belo Horizonte, UFMG, 2003, http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acessado 25 set. 2022.
Costa, Maria Ivone Maia; Furtado, Renata Lira. “As contribuições da competência crítica em informação nas práticas informacionais de estudantes quilombolas no ensino superior: relato de pesquisa”. Informação e Informação, Londrina, vol. 26, no. 4, 2021, pp. 393-423, https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p393. Acessado 09 dez. 2022.
David, Priscila Barros; Green, Judith L.; Santos, Vanessa Ellen Cacau dos. “Contextos de aprendizagem para interações contingentes em fóruns de discussão online: uma investigação à luz da etnografia interacional”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Computação, 2020, https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.332. Acessado 02 out. 2022.
David, Priscila Barros; Rocha, Carin Cunha; Nóbrega, Paula Pinheiro da . “A etnografia como uma lógica de investigação na Ciência da Informação”. In: Farias, Maria Giovanna Guedes; Bentes Pinto, Virgínia (org.). Ciência da Informação em Contextos. Imprensa Universitária, 2020, https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54841. Acessado 15 dez. 2022.
Estudos em Práticas Informacionais e Cultura. Sobre. UFMG, [entre 2013 e 2022], https://epic.eci.ufmg.br/portfolio/sobre/. Acessado 16 dez. 2022.
Ferreira, Emanuelle Geórgia Amaral; Barbosa, Andreza Gonçalves ; Sá, Jéssica Patrícia Silva. “Práticas informacionais em clubes de leitura”. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, vol. 8, no. 1, 2022, pp. 83-103, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/194755. Acessado 09 dez. 2022.
Galvão, Taís Freire; Pereira, Mauricio Gomes. “Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração”. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, DF, vol. 23, no. 1, mar. 2014, pp. 183-184, http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso. Acessado 15 dez. 2022.
Gandra, Tatiane Krempser; Araújo, Carlos Alberto Ávila. “Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG”. Em Questão, Porto Alegre, vol. 22, no. 3, 2016, pp. 201–226, https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/64326. Acessado 09 dez. 2022.
Green, Judith L.; Skukauskaite, Audra; Baker, W. Douglas. “Ethnography as epistemology”. In: Arthur, James; Waring, Michael; Coe, Robert; Hedges, Larry V. (ed.). Research Methods and Methodologies in Education. SAGE, 2011. cap. 39.
Green, Judith L; Bloome, David. “Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective”. In: Flood, James; Heath, Shirley; Lapp, Diane. (ed). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. Simon & Schuster Macmillan, 1997. pp. 181-202.
Green, Judith L.; Dixon, Carol N.; Zaharlick, Amy. “A etnografia como uma lógica de investigação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, no. 42, 2005, pp. 1-79.
Mendonça, Ismael Lopes; Feitosa, Luiz tadeu; Dumont, Lígia Maria Moreira. “Por uma relação cultural com a informação”. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, 2019, pp. 1–16, https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/498. Acessado 15 dez. 2022.
Pinho, Luisa Teixeira Andrade. Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico, 2013, https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMG_ec0db0e266c1fe3bdcd3e1d29788106b. Universidade Federal de Minas Gerais, Tese de Doutorado. Acessado 10 maio 2023.
Rocha, Janicy Aparecida Pereira; Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo. Paula, Claudio Paixão Anastácio de. “Modelos de práticas informacionais”. Em Questão, Porto Alegre, vol. 23, no. 1, 2017, pp. 36-61, https://doi.org/10.19132/1808-5245231.36-61. Acessado 30 set. 2022.
Rocha, Janicy Aparecida Pereira; Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Sirihal Duarte, Adriana Bogliolo. “A cognição distribuída como referencial teórico para os estudos de usuários da informação”. Informação & Sociedade, João Pessoa, vol. 26, no. 2, 2016, pp. 91-105, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/28563. Acessado 30 set. 2022.
Sá, Jéssica Patrícia Silva de; Araújo, Carlos Alberto Ávila. “Práticas Informacionais de Blogueiros Literários”. Em Questão, Porto Alegre, vol. 26, no. 1, 2020, pp. 132–160, https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88287. Acessado 15 dez. 2022.
Salomão, Amanda; Saldanha, Gustavo da Silva. “Cultura feirante de informação: um relato de campo sobre as feiras de livro do Rio de Janeiro”. Informação & Informação, Londrina, vol. 22, no. 3, 2017, pp. 269-296, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/32012. Acessado 09 dez. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Herbenio de Souza Bezerra, Priscila Barros David, Jefferson Veras Nunes, Antônio Wagner Chacon Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License