Avaliação da Usabilidade de um Site Institucional à Luz da Arquitetura da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024017Palavras-chave:
Usabilidade, Arquitetura da Informação, Abordagem Arquitetural, Avaliação, Site InstitucionalResumo
Por constituir-se como um dos principais meios de comunicação das instituições com o seu público-alvo, os sites institucionais são considerados primordiais no ambiente digital para as instituições educacionais na era da informação. Deste modo, o presente artigo avalia a usabilidade do site institucional do IFCE Campus Boa Viagem a partir da aplicação de um checklist adaptado de Rocha e David (2021), com foco na abordagem arquitetural, no intuito de identificar pontos fortes e fracos do referido site. Aborda a arquitetura da informação por meio de abordagens (arquitetural, informacional, sistêmica e pervasiva) de acordo com Vidotti, Oliveira e Bentes (2015). Metodologicamente a pesquisa classifica-se como exploratória, quali-quantitativa e bibliográfica. Como resultados, a pesquisa demonstrou que a abordagem arquitetural contribuiu para que problemas relativos à usabilidade do site institucional pudessem ser identificados e os pontos fortes e fracos fossem elencados pelos avaliadores.
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