Circulação da Informação Científica em uma Lógica Transmidiática

por práticas comunicativas dialógicas

Autores

  • Cíntia Maria Gomes Murta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais image/svg+xml
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024014

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Transmidia, Interdisciplinaridade, Midiatização

Resumo

Na contemporaneidade, recursos transmidiáticos têm sido utilizados para divulgação de informações de naturezas distintas, dentre elas, as científicas. Neste sentido, a lógica transmidiática, enquanto operação que viabiliza e oportuniza a circulação da informação científica por plataformas virtuais dinâmicas e interativas, pode se configurar como um recurso importante para ser incorporado no circuito da produção e da divulgação científica em um contexto tecnológico. É objetivo desta pesquisa discorrer sobre os fenômenos que compõem o ambiente de produção e circulação da informação na sociedade midiatizada e identificar, a partir disto, alguns dos desafios que fazem parte desse processo de circulação da informação científica na perspectiva transmidiática, A construção argumentativa se utiliza do recurso metodológico de revisão de literatura narrativa e interdisciplinar e de comparação de perspectivas teóricas. Problematiza os modelos atuais de circulação científica sinalizando para ações e proposições comunicativas dialógicas e conclui, a partir das revisões e comparações estabelecidas que, na contemporaneidade, o agir comunicativo científico no ambiente digital precisará ser, também, interativo, integrado, transmidiático e interdisciplinar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Maria Gomes Murta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

    Doutorandoa do PPGCTS - Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade / UFSCar. 

  • Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

    Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFScar. Docente permanente do PPGCI UFSCar e docente colaboradora do PPGCTS UFSCar.

Referências

Araujo, Ronaldo Ferreira. "Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook." Informação & Sociedade, vol. 28, no. 1, 2018.

Bauer, Martin W.; Jensen, Pablo. "The mobilization of scientists for public engagement." Public understanding of science, vol. 20, no. 1, 2011, pp. 3-11.

Borges, Gabriela; Sigliano, Daiana. A Qualidade Audiovisual e a Competência Midiática: proposta teórico-metodológica de análise de séries ficcionais. São Paulo, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9949. Acesso em 20 fev. 2024.

Brossard, Dominique; Lewenstein, Bruce V. "A critical appraisal of models of public understanding of science: Using practice to inform theory." Communicating science, Routledge, 2009, pp. 25-53.

Burke, Peter. Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2003.

Burns, Terry W.; O'connor, D. John; Stocklmayer, Susan M. "Science communication: a contemporary definition." Public understanding of science, vol. 12, no. 2, 2003, pp. 183-202.

Charaudeau, P. "Sobre o discurso científico e sua midiatização." Calidoscópio, vol. 14, no. 13, 2016, pp. 550–556. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.18. Acesso em 20 fev. 2024.

Cooter, Roger, and Stephen Pumfrey. "Separate Spheres and Public Places: Reflections on the History of Science Popularization and Science in Popular Culture." History of Science 32 (3), 1994, pp. 237–67.

Costa, V. S. "Faz todo sentido biológico? Mulheres, (homens) e ciências nas textualidades do canal Nerdologia." Tese de Doutorado, UFMG, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30221. Acesso em 20 fev. 2024.

Davies, Sarah R. "STS and science communication: Reflecting on a relationship." Public Understanding of Science, vol. 31, no. 3, 2022, pp. 305-313.

Durant, John R.; Evans, Geoffrey A.; Thomas, Geoffrey P. "The public understanding of science." Nature, London, no. 340, 1989, pp. 11-14.

Formenton, D. et al. "Participação social em ciência e tecnologia: uma breve reflexão sob a perspectiva CTS." Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, vol. 17, no. 47, abr./jun. 2021, pp. 234-249. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10619. Acesso em 20 fev. 2024

Goodell, Rae. The Visible Scientists. Boston: Little, Brown, 1975.

Gonzalez de Gomez, M. N.; Gracioso, L. "Ciência da informação e a ação comunicativa no cenário Web." In: VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador- Bahia, pp. 1-15.

Gracioso, L.S. "Filosofia da linguagem e ciência da informação: jogos de linguagem e ação comunicativa no contexto das ações de informação em tecnologias virtuais." Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, 2008.

Gunter, Barrie; Kinderlerer, Julian; Beyleveld, Deryck. "The media and public understanding of biotechnology: a survey of scientists and journalists." Science Communication, vol. 20, no. 4, 1999, pp. 373-394.

Hjarvard, Stig. "Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural." Matrizes, Ano 5, Nº 2, jan./jun. 2012 - São Paulo - Brasil, pp. 53-91.

Horst, Maja. "In search of dialogue: staging science communication in consensus conferences." In: Communicating science in social contexts. Springer, Dordrecht, 2008, pp. 259-274.

Horst, Maja; Davies, Sarah R.; IRWIN, Alan. "Reframing science communication." In: The handbook of science and technology studies. MIT Press, 2016, pp. 881-907.

Iribarry, Isac Nikos Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe Psicologia: Reflexão e Crítica, vol. 16, núm. 3, 2003, pp. 483-490.

Irwin, A; Wynne, B. Misunderstanding science? The public reconstruction of science and technology. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

Jenkins, Henry; Ford, Sam; Green, Joshua. Cultura da Conexão: Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo, Editora Aleph, 2014.

Keene, Melanie. "Familiar Science in Nineteenth-Century Britain." History of Science, vol. 52, no. 1, 2014, pp. 53–71.

Laswell, Harold D. "The structure and function of communication in society." The communication of ideas, 1948.

Lyotard, Jean-François. A condição pós-moderna. 7ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5645321/mod_resource/content/1/MORIN%20A%20Cabec%CC%A7a%20Bem-feita%20PAG%20105.pdf. Acesso em 20 fev. 2024.

Marinho, Marina Cerqueira. Tradução do conhecimento científico: implementação em projetos de sucesso. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2022.

Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5645321/mod_resource/content/1/MORIN%20A%20Cabec%CC%A7a%20Bem-feita%20PAG%20105.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

Oliveira, Thaiane Moreira de. "Autoridade Científica em tempos de crise epistêmica: a circulação de teorias da conspiração nas mídias sociais." In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2019.

Oliveira, Thaiane Moreira de. "Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital." MATRIZes, vol. 12, no. 3, 2018.

Palmer, Sarah E.; Schibeci, Renato A. "What conceptions of science communication are espoused by science research funding bodies?" Public Understanding of Science, vol. 23, no. 5, 2014, pp. 511-527.

Piccoli, Marcia Speguen de Quadros; Stecanela, Nilda. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Educação E Pesquisa, vol. 49, 2023.

Recuero, Raquel. Conversação em Rede: Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Editora Sulina, 2014.

Rowe, Gene; Frewer, Lynn J. "A typology of public engagement mechanisms." Science, Technology, & Human Values, vol. 30, no. 2, 2005, pp. 251-290.

Salter, Chris; BURRI, Regula Valérie; DUMIT, Joseph. "Art, design, and performance." The handbook of science and technology studies, 2017, pp. 139-167.

Shapin, Steven. "Science and the Public." In: Companion to the History of Modern Science, edited by R. C. Olby, Geoffrey N. Cantor, John R. R Christie, and M. J. S. Hodge, 1990, pp. 990–1007. London: Routledge.

Trench, Brian. "Towards an analytical framework of science communication models." In: Communicating science in social contexts, 2008, pp. 119-135.

Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. "Competência informacional–bases históricas e conceituais: construindo significados." Ciência da Informação, vol. 38, no. 3, 2009.

Downloads

Publicado

2024-03-24

Como Citar

“Circulação Da Informação Científica Em Uma Lógica Transmidiática: Por práticas Comunicativas dialógicas”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, março de 2024, p. e024014, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024014.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)