Gestão do Conhecimento

análise do nível de maturidade de uma Instituição Pública

Autores

  • Leandro Alves Martins Universidade FUMEC
  • Fábio Corrêa Universidade FUMEC https://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Cristiana Fernandes de Muylder Universidade FUMEC
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Danilo de Melo Costa Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Modelo de maturidade, Instituições Públicas, Administração pública

Resumo

O conhecimento, sendo reconhecido como recurso primordial, estabeleceu a Gestão do Conhecimento como fator estratégico nas organizações. Contudo, muitas dessas organizações enfrentam dificuldades em entender de que forma ocorre a perda de conhecimento, bem como implementar a Gestão do Conhecimento e avaliar sua performance, fazendo com que os modelos de maturidade tenham destaque. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível de maturidade de GC de uma Instituição Pública, especificamente na Prefeitura Municipal da cidade de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de um survey, sendo um questionário com 39 questões em uma escala intervalar do tipo likert de cinco pontos e a análise por meio de procedimentos estatísticos para identificar a dimensionalidade, confiabilidade e validade dos indicadores para consecução da análise da maturidade. Os resultados da pesquisa demostraram que a Prefeitura Municipal de Contagem se situa no nível três de maturidade em Gestão do Conhecimento, sendo incipiente (inicial, embrionário), pois busca gerenciar o conhecimento e suas áreas críticas para seu sucesso. Para elevação desse estágio são propostas 38 ações. Como limitação, apresenta-se a impossibilidade de alcançar um valor mais próximo do total de respondentes na unidade de observação, apesar do apoio da alta gestão. Para estudos futuros, sugere-se aplicar esta pesquisa em outras Instituições Públicas.

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Biografia do Autor

  • Leandro Alves Martins, Universidade FUMEC

    Possui graduação em Sistemas Para Internet pelo Centro Mineiro de Ensino Superior Promove(2011). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Contagem e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. 

  • Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

    Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. 

  • Cristiana Fernandes de Muylder, Universidade FUMEC

    Bolsista de Produtividade CNPq Nível 2 (2018). Coordenadora da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas FAPEMIG (01/Mar/2022 - atual). Professora Titular da Universidade Fumec - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA (desde 2011). Coordenadora do Setor de Relações Internacionais da Universidade Fumec (2020-2022). Coordenadora do PDMA (05/ago/2020 - 04/mar/2022) e (jun/2015 até mar/2107). Membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas (2020-2023) da FAPEMIG. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (de 2012 a 2019). Possui doutorado em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Bacharelado em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Pesquisador Visitante na Universidade do Texas em El Paso (EUA) em Jun-Jul (2015); Out/2016 a Jan/2017 e Nov-Dez/2018. Pesquisador Visitante no Centro de Pesquisa SCRC Universidade de Leipzig (Nov-Dez/2021 e Dez/2019). Bolsista de produtividade Pesquisador Mineiro - FAPEMIG 2013-2015. Consultora Ad Hoc CAPES (2012-atual). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEICE. Interesses em pesquisa: inovação, inteligência, estratégia, Inovação em consumo e Social CRM, inovação em sistemas de saúde e empreendedorismo. 

  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Dárlinton Barbosa Feres Carvalho é Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

  • Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá). Possui capacitação em Strategic Management pela Harvard University (Cambridge, Estados Unidos), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UNA (Brasil). É Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC (Brasil) e Professor, com ênfase para formação executiva, dos cursos de MBA do Centro Universitário Una e Centro Universitário Uni-Bh, tendo lecionado para mais de 170 turmas. É Professor convidado pela Fundação Dom Cabral (FDC, Brasil) e pela SKEMA Business School (França, com sede no Brasil) lecionando conteúdos voltados a formação executiva, em programas nacionais (em português) e internacionais (em inglês). Também é fundador e sócio-administrador da empresa D3 Consulting, que presta consultoria independente nas áreas de Gestão, Tecnologia e Engenharia e Consultor do ISVOR Educação Corporativa, pertencente a FCA - Fiat Chrysler Automobiles. Foi Coordenador, Professor e Membro Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA e Coordenador Regional da área de Gestão & Negócios da Regional MG-GO no Grupo Ânima de Educação. No âmbito da pesquisa, o Prof. Danilo Coordena o Projeto financiado FAPEMIG APQ-02118-17 e é membro de três grupos de pesquisas internacionais: Society of Transnational Academic Researchers (STAR), Comparative and International Education Society (CIES, University of Chicago, Estados Unidos) e Red Ibero-americana de Coperación en Conocimiento e Innovación, é associado no Council of Franklin Members da London Journal Press, além de editor associado do Journal Higher Education Politics & Economics (HEPE), mantido pela Old Dominon University (Virginia, EUA). Autor de mais de 100 artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, possui interesse nas áreas de Gestão Universitária (Brasileira e Estrangeira), Inovação (teorias, metodologias, processos, gestão e internacionalização); Estratégia e Competitividade; Negociação/Negociação Internacional; Empreendedorismo; Redes Empresariais; Gestão da Tecnologia da Informação; Presenteísmo; Governança Corporativa e Gestão de Riscos; Governança de TI (ITIL e CobiT); Inteligência Artificial e Ciência de Dado (ênfase em gestão); Tomada de Decisão; Jogos Empresariais; Gestão de Processos; Teorias das Organizações; Marketing; Coolhunting; Gestão Pública e Finanças Públicas.

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

Leandro Alves Martins, et al. “Gestão Do Conhecimento: Análise Do nível De Maturidade De Uma Instituição Pública”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, fevereiro de 2023, p. e023010, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010.

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