Estratégias Baseadas no Uso de Informações e Conhecimentos Visando Sustentar as Atividades Empresariais Durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (Unimar) https://orcid.org/0000-0002-5338-1498
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Universidade Cesumar (Unicesumar)
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Walkiria Martinez Heinrich Ferrer Universidade de Marília (Unimar)
  • Francisca Miquelle Siqueira Cardoso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02112

Palavras-chave:

Organizações, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Estratégias, Competitividade, Covid-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor estratégias baseadas no uso de informações e conhecimentos visando aumento da competitividade das organizações, mesmo diante da situação de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Para realização da pesquisa, foi utilizada como estratégia a pesquisa explanatória sequencial. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram questionários, entrevista e observação, visando compreender o perfil das organizações, dos empresários bem como as ações já realizadas frente à pandemia da Covid-19 pelo grupo Empretecos, responsável por aglutinar as organizações. Ao apresentar, analisar e interpretar os dados da pesquisa foi possível identificar o perfil das organizações e dos empresários e compreender suas demandas e dificuldades frente à pandemia de Covid-19. Com isso, construiu-se estratégias baseadas no uso de informações e conhecimentos, visando preservação e estabilidade das organizações, frente ao isolamento social, bem como a continuidade e o uso dos resultados das estratégias no formato de informações e conhecimentos para serem usados de maneira estratégica. Espera-se que com as. estratégias propostas as organizações mantenham a competitividade diante do momento de pandemia de Covid-19.

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Biografia do Autor

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (Unimar)

Pós-Doutorando em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Doutor em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pela UNESP/SP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/SP. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, 2008. Graduado em Administração de Empresas pelo UNIVEM/SP, 2007. Realizou doutoramento sanduíche como pesquisador internacional em Westminster College nos Estados Unidos da América, desenvolvendo pesquisas com enfoques em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Gamification para Organizações. Membro na Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). Professor de Administração na Universidade de Marília. Professor convidado em Programas de Pós-graduações em Instituições de nível superior. Empresário e consultor empresarial - BM Serviços e Consultoria. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto Apreenda e Empreenda do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília. Ex-sócio e diretor da empresa TPC Soluções em Informática. Ex- diretor de serviços da Associação Comercial e Industrial de Marília, atualmente atua como primeiro secretário na instituição(Voluntário). Presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília (Voluntário).

Cláudia Herrero Martins Menegassi, Universidade Cesumar (Unicesumar)

Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Universidade Cesumar (Unicesumar) e pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pós-Doutor em Ciência da Informação (Unesp/SP) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSCAR/SP)

Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", SP, Brasil

Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, Universidade de Marília (Unimar)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília: Marilia, SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidde de Marília (Unimar).

Francisca Miquelle Siqueira Cardoso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (Unesp).

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Jorge, C. F. B., C. . Herrero Martins Menegassi, J. G. . de Camargo Ferraz Machado, W. . Martinez Heinrich Ferrer, e F. M. . Siqueira Cardoso. “Estratégias Baseadas No Uso De Informações E Conhecimentos Visando Sustentar As Atividades Empresariais Durante a Pandemia De Covid-19”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, julho de 2021, p. e02112, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02112.