A aplicação da Gestão do Conhecimento como estratégia de competitividade organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.08.p69

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Estratégia, Organização, Conhecimento Organizacional.

Resumo

A Gestão do Conhecimento (GC) tem como princípio fundamental a recuperação, compartilhamento, utilização e integração do conhecimento presentes na organização. Dessa forma as tecnologias da informação e comunicação (TICs) juntamente com a GC são de suma importância para que as estratégias tenham sucesso nas organizações. As estratégias se fundamentam em um método administrativo que deve ser implementado para estabelecer o melhor curso estratégico para a organização, sendo que, estas devem estar alinhada com o ambiente organizacional. Nesse sentido, as estratégias são desenvolvidas, tornando-se necessário analisar as consequências de suas execuções. O uso da GC como ferramenta estratégica proporciona a geração de competitividade para as organizações, mas para que se obtenha resultado é essencial investimentos das organizações. Cabe aos gestores e diretores das organizações buscarem mais competitividade, sendo que, a competitividade esta relacionada diretamente a aplicação e uso do conhecimento organizacional. A adoção de estratégias e mecanismos do melhor aproveitamento do conhecimento organizacional esta relacionada ao desenvolvimento de uma cultura que valorize o conhecimento dos indivíduos que compõe a organização.

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Referências

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Publicado

2016-12-03

Como Citar

Jorge, C. F. B., e L. L. Faléco. “A aplicação Da Gestão Do Conhecimento Como estratégia De Competitividade Organizacional”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 3, dezembro de 2016, doi:10.36311/1981-1640.2016.v10n3.08.p69.

Edição

Seção

Trabalhos Selecionados EIICA 2015
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