Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor

a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4

Palabras clave:

colaboração professor/bibliotecário, biblioteca escolar, pesquisa em biblioteca escolar, modelo TLC

Resumen

O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bernadete Campello, Universidade Federal de Minas Gerais

    Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Referencias

.

Publicado

2016-11-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“Compreendendo a colaboração Entre bibliotecário E Professor: A contribuição Dos Estudos De Patrica Montiel-Overall E Do Modelo TLC”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, no. 2, Nov. 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4.

Artículos más leídos del mismo autor/a