O lugar da biblioteca e do bibliotecário na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02110Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Documenetos norteadores da educação, Base Nacional comum curricular , Bibliotecário escolar, Documentos norteadores da Biblioteca escolarResumo
A presente pesquisa busca ampliar o debate e a reflexão em torno do questionamento: Existem elementos na Base Nacional Comum Curricular que nos permite evidenciar a inserção da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo educativo formal? O estudo tem como objetivo verificar na Base Nacional Comum Curricular a existência de elementos que permitam apontar essa inclusão em interlocução com as Diretrizes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. Com relação a abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, pois assenta-se na premissa de que o seu resultado possibilita uma aplicação prática e como pesquisa documental, por buscar selecionar e interpretar documentos que, sob determinado ponto de vista, não foram examinados analiticamente por pesquisadores, objetivando revelar suas características. Os resultados encontrados demonstram que não existe um capítulo que fale especificamente das bibliotecas escolares e/ou sobre seu papel. Nas 600 páginas do documento, o termo “biblioteca” aparece explicitamente somente em duas situações que remetem especificamente às práticas educativas. Concluiu-se que, embora a Base Nacional Comum Curricular preconize a valorização e a problematização das experiências dos educandos vivenciadas em diversos ambientes extraclasse, como a biblioteca, ela não traz de maneira evidente a inserção da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo educativo formal.
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