O lugar da biblioteca e do bibliotecário na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Alessandra Monterio Pattuzzo Caetano Centro Universitário Espírito Santense - Faesa
  • Maria Valquiria Barbosa Santana Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano : Teixeira de Freitas, Bahia
  • Ronald Tavares Leão Moret Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano: Teixeira de Freitas, Bahia
  • Tatiane de Jesus Ribeiro Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02110

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Documenetos norteadores da educação, Base Nacional comum curricular , Bibliotecário escolar, Documentos norteadores da Biblioteca escolar

Resumo

A presente pesquisa busca ampliar o debate e a reflexão em torno do questionamento: Existem elementos na Base Nacional Comum Curricular que nos permite evidenciar a inserção da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo educativo formal? O estudo tem como objetivo verificar na Base Nacional Comum Curricular a existência de elementos que permitam apontar essa inclusão em interlocução com as Diretrizes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias. Com relação a abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, pois assenta-se na premissa de que o seu resultado possibilita uma aplicação prática e como pesquisa documental, por buscar selecionar e interpretar documentos que, sob determinado ponto de vista, não foram examinados analiticamente por pesquisadores, objetivando revelar suas características. Os resultados encontrados demonstram que não existe um capítulo que fale especificamente das bibliotecas escolares e/ou sobre seu papel. Nas 600 páginas do documento, o termo “biblioteca” aparece explicitamente somente em duas situações que remetem especificamente às práticas educativas. Concluiu-se que, embora a Base Nacional Comum Curricular preconize a valorização e a problematização das experiências dos educandos vivenciadas em diversos ambientes extraclasse, como a biblioteca, ela não traz de maneira evidente a inserção da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo educativo formal.

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Biografia do Autor

  • Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

    Professora da Universidade Federal do Espirito Santo

  • Alessandra Monterio Pattuzzo Caetano, Centro Universitário Espírito Santense - Faesa

    Bibliotecária do Centro Universitário Espírito Santense – FAESA e Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI .

  • Maria Valquiria Barbosa Santana, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano : Teixeira de Freitas, Bahia

    Licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e  atualmente atua como Pedagoga  no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia, campus Ilhéus. 

  • Ronald Tavares Leão Moret, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano: Teixeira de Freitas, Bahia

    Bibliotecário do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano.

  • Tatiane de Jesus Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

    Bibliotecária da Universidade Federal da Bahia.

    Especialista em MBA em Psicologia

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Pereira, Gleice, et al. “O Lugar Da Biblioteca E Do bibliotecário Na Base Nacional Comum Curricular”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, maio de 2021, p. e02110, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02110.