Divulgação Científica e Podcast
disseminação do conhecimento científico na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023046Palabras clave:
Divulgação Científica, Podcast, Spotify, Ciência da Informação, Comunicação Científica, PodosferaResumen
A divulgação científica viabiliza a popularização do conhecimento produzido na comunidade cientifica, promovendo o acesso à informação. Soma-se a isso o aumento no consumo de serviços de streaming de vídeo e áudio, estratégia que pode auxiliar na divulgação da Ciência da Informação. Este estudo propõe uma reflexão a respeito da divulgação científica por meio de podcasts, observando o uso dessa ferramenta, bem como seu caráter democrático e acessível. Tem o objetivo de mapear canais de podcast no Spotify, que tratam da Ciência da Informação e tópicos relacionados (Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia), em âmbito nacional, destacando as vantagens em utilizar-se destes canais e os conteúdos abordados. Compreende uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos, bibliográfica e de levantamento quanto aos meios. Recuperou-se um total de 24 podcasts, voltados para a Ciência da Informação, que versam sobre mercado de trabalho; perfil do profissional da informação; papel social da Ciência da Informação; movimentos sociais; tendências contemporâneas; movimentos e entidades de classe; cultura pop e nerd; competência em informação; aperfeiçoamento pessoal e profissional; unidades de informação; pandemia e coronavírus. Por fim, destaca a adoção de podcasts como estratégia ímpar da divulgação científica na referida área.
Descargas
Referencias
ABPOD. PodPesquisa 2020-2021: produtores, 2020, https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf. Acessado 19 jan. 2021.
Albagli, S. “Divulgação científica: informação científica para a cidadania?”. Ciência da Informação, vol. 25, no. 3, Set. 1996, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639, pp. 396-404, Acessado 19 jan. 2021.
Araújo, C. A. Á. “A Ciência da Informação como ciência social”. Ciência da Informação, vol. 32, n. 3, Set. 2003, https://www.scielo.br/j/ci/a/DZcZXSqTbWHpF6fhRm8b9fP/abstract/?lang=pt, pp. 21-27. Acessado 19 jan. 2021.
Bueno, W. C. Jornalismo cientifico: revisitando o conceito. In: Victor, C., Caldas, G., e Bortoliero, S. (org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. All Print, 2009. p.157-178.
Bueno, W. C. “Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais”. Informação & Informação, vol. 15, 2010, https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585, pp. 1-12. Acessado 19 jan. 2021.
Chini, B. R., e Blattmann, Ú. “Fluxo na gestão da informação técnica e científica do Instituto Federal Catarinense”. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, vol. 8, no. 3, Set. 2018, https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186805, pp. 127-149. Acessado 16 jan. 2021.
Costa, M. B. O que é e como funciona o streaming, 2020, https://canaltech.com.br/internet/o-que-e-streaming/. Acessado 19 jan. 2020.
Davenport, T. H., e Prusak, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Futura, 1998.
Freire, G. H. “Ciência da Informação: temática, história e fundamentos”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 11, no. 1, Jan. 2006, https://www.scielo.br/j/pci/a/rPpchWXW8kKL8tYQ36tJH4w/?format=pdf&lang=pt, pp. 6-19. Acessado 19 jan. 2021.
Freire, I. M., e Araújo, V. M. R. H. “A responsabilidade social da Ciência da Informação”. Transinformação, vol. 11, no. 1, Jan. 1999, https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/23111, pp. 7-15. Acessado: 19 jan. 2021.
Le Coadic, Y. F. A Ciência da Informação. Briquet de Lemos, 1996.
Lima, G. S., e Giordan, M. “Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona”. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 22, no. 2, 2017, https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/708, pp. 83-95. Acessado 19 jan. 2021.
Mazetto, M. O ano do streaming no Brasil (e no mundo): saiba mais, 2021, https://technewsbrasil.com.br/ano-do-streaming-no-brasil/. Acessado 19 jan. 2021.
Meadows, A. J. A comunicação científica. Briquet de Lemos, 1999.
O que é podcast?. O que é podcast, 2017, https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M. Acessado 19 jan. 2021.
Santos, F. E. P. “Informação científica por meio da produção de conteúdo em podcast: hospedagem, distribuição e agregadores”. Convergências em Ciência da Informação, vol. 3, no. 2, Maio 2020, https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52991, pp. 22-51. Acessado 19 jan. 2021.
Santos, M. M., e Cardoso Filho, J. C. “Informação e políticas públicas: responsabilidade social da Ciência da Informação”. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, no. 45, 2011, https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4530242.pdf, pp. 28-39. Acessado 19 jan. 2021.
Scatamburlo, B., e Campos, N. A era do áudio: tendências do consumo de streaming de áudio no Brasil, 2020, https://www.comscore.com/por/Insights/Blog/Tendencias-do-consumo-de-Streaming-de-Audio-no-Brasil. Acessado 19 jan. 2021.
Serafim, L. A., e Freire, G. H. A. “Ação de responsabilidade social para competências em informação”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 17, no. 3, Jul. 2012, https://www.scielo.br/j/pci/a/QY8gPPbJT88nwcTZMF8DwmS/?lang=pt, pp. 155-173. Acessado 19 jan. 2020.
Silva, A. C. C. S. A utilização de novas mídias digitais como fonte de informação: um estudo exploratório sobre podcasts, 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Monografia de Graduação.
Silva Júnior, F. M. M. Na Onda do Streaming: Plataformas Digitais Sonoras no Mercado Musical Brasileiro, 2016, https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-1314-1.pdf. Acessado 19 jan. 2021.
Spotify. Sobre nós, 2021, https://www.spotify.com/br/about-us/contact/. Acessado 19 jan. 2021.
Targino, M. G. “Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos”. Informação & Sociedade: Estudos, vol. 10, no. 2, 2000, https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326, pp. 37-85. Acessado 12 jul. 2020.
Valerio, P. M., e Pinheiro, L. V. R. “Da comunicação científica à divulgação”. Transinformação, vol. 20, no. 2, Maio 2008, https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt, pp. 159-169. Acessado 16 jan. 2021.
Voxnest. The state of the podcast universe: relatório Voxnest Brasil 2019, 2019, https://www.comunique-se.com.br/wp-content/uploads/2020/01/BR_The_State_of_the_Podcast_Universe_2019.pdf. Acessado 19 jan. 2021.
Voxnest. The state of the podcast universe: 2020 mid-year preview, 2020, https://blog.voxnest.com/2020-mid-year-podcast-industry-report/. Acessado 19 jan. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Joana Ferreira de Araújo, Alzira Karla Araújo da Silva, Marynice de Medeiros Matos Autran, Flávia de Araújo Telmo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License