Ações ou Programas de Competência em Informação nas Bibliotecas Universitárias Brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023012

Palabras clave:

Competência em informação, Bibliotecas universitárias, Bibliotecários

Resumen

O desenvolvimento de programas de competências em informação em bibliotecas universitárias é uma necessidade e um desafio para o bibliotecário, uma vez que, tais competências são imprescindíveis ao processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo identificar ações ou de programas para o desenvolvimento de competência em informação no âmbito das bibliotecas universitárias brasileiras. Quanto ao objetivo, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa; quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem por delimitação os últimos dez anos (2012 – 2022). Foram identificadas onze publicações que abordam elementos para a implementação destes programas, sendo que apenas três delas mencionam o uso de parâmetros norteadores. Depreende-se que ainda são poucos os programas ou ações formalmente estruturadas, sendo desejável que os profissionais da informação e da educação se unam com vistas a planejarem programas de competência em informação bem estruturados e articulados nas bibliotecas universitárias brasileiras.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eliéte Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

    Bibliotecária e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo

  • Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora Doutora no Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Referencias

Albuquerque, Márcio Thiago dos Santos. A educação a distância no desenvolvimento de competência em informação em bibliotecas universitárias: estudo de caso na biblioteca da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, 2020, https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14074. Universidade Federal de Sergipe, Dissertação de Mestrado Acessado 03 dez. 2022.

Association of College and Research Libraries. Information Literacy Competency Standards for Higher Education, 2000, https://repository.arizona.edu/handle/10150/105645. Acessado 01 jun. 2021.

Association of College and Research Libraries. Guidelines for Instruction Programs in Academic Libraries, 2011, http://www.ala.org/acrl/standards/guidelinesinstruction. Acessado 20 jun. 2020.

Association of College and Research Libraries. Characteristics of programs of information literacy that illustrate best practices: a Guideline, 2012, http://www.ala.org/acrl/standards/characteristics. Acessado 20 jun. 2020.

Association of College and Research Libraries. Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2016, http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acessado 10 jul. 2021.

Association of College and Research Libraries. Characteristics of Programs of Information Literacy that Illustrate best practices: a guideline, 2019, https://www.ala.org/acrl/standards/characteristics. Acessado 07 nov. 2022.

Australian and New Zealand Information Literacy Framework (ANZIIL). Principles, standards and practice. Library Publications, 2. ed., 2004, http://bit.ly/3ukpEEd. Acessado 07 nov. 2022.

Belluzzo, Regina Célia Baptista. “O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 13, Jan. 2017, pp. 47-76, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648/570. Acessado 02 maio 2021.

Belluzzo, Regina Celia Baptista, et al., “A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas”. Informação & Informação, vol. 19, no. 2, Maio/Ago. 2014, pp. 60-77, https://bit.ly/3ukUE72. Acessado 21 out. 2022.

Bragante, Dempsey de Lima. Competência em informação em bibliotecas universitárias federais brasileiras: recomendações para a construção de programas. 2016, https://bit.ly/3H371fx. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado. Acessado 12 jul. 2021.

Carta de Marília. Anais do 3 Seminário de Competência em Informação: cenários e Tendências: Marília, SP. UNESP; UNB; IBICT, 2014, https://ofaj.com.br/textos_conteudo.php?cod=546. Acessado 10 jul. 2021.

Declaração de Havana. 15 ações de competência em informação, 2012, https://bit.ly/3FlZojf. Acessado 10 jul. 2021.

Declaração de Maceió sobre a competência informacional. Declaração do 24º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Maceió, FEBAB; IBICT; UnB, 2011, http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf. Acessado 10 jul. 2021.

Faróis da Sociedade de Informação. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Versão em português do documento Beacons of the Information Society, IFLA Publicações, 2005, https://bit.ly/3XPCI1X. Acessado 08 maio 2021.

Gerlin, Meri Nádia Marques, et al., “Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura”, Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, 2019, pp. 493-514, https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032/. Acessado 07 nov. 2022.

Lau, Jesus. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. IFLA, 2007, https://bit.ly/3XQZGWm. Acessado 24 mar. 2021.

Lima, Jussara Borges de, et al., “Comportamento infocomunicacional de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia”. Palabra Clave, vol. 11, no. 2, 2022, pp. 1-21, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/194498. Acessado 31 out. 2022.

Manifesto de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. Manifesto do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: Florianópolis, FEBAB; IBICT; UnB; UNESP, 2013, http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554. Acessado 17 jun. 2021.

Manual para la formación en competencias informáticas e informacionales (CI2). Rebiun, 2013, https://bit.ly/3VM3V3P. Acessado 15 jul. 2021.

Mata, Marta Leandro da. Inserção da Competência Informacional nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e de Informação e Documentação na Espanha, 2014, https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110393. Universidade Estadual Paulista, Tese de Doutorado. Acessado 02 dez. 2022.

Mata, Marta Leandro da. “Competência em informação: questões terminológicas e conceituais”. Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Org por M. N. M Gerlim. Editora da Universidade de Brasília, 2018. p. 48-78, https://repositorio.unb.br/handle/10482/32703. Acessado 18 maio 2021.

Mata, Marta Leandro da. “Contribuições dos estudos acerca da competência em informação para a ciência da informação: uma análise a partir da produção científica do Enancib entre 2015 a 2019”. Inf. Inf., vol. 26, no. 1, Jan./Mar. 2021, pp. 232–263, https://brapci.inf.br/index.php/res/download/158759. Acessado 18 maio 2021.

Mata, Marta. Leandro da, e Alcará, Adriana. “A competência em informação em ambientes de informação e cultura”. Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Org por M. N. M. Gerlim. Editora da Universidade de Brasília, 2018. pp. 79-105, https://repositorio.unb.br/handle/10482/32703. Acessado 03 dez. 2022.

Mazzeto, Ana Clara Epitácio. Mediação e acesso à informação no contexto da pandemia da COVID-19: o papel das bibliotecas da Universidade Federal Fluminense no apoio ao Ensino Remoto Emergencial, 2022, http://app.uff.br/riuff/handle/1/24876. Universidade Federal Fluminense, Dissertação de Mestrado. Acessado 03 dez. 2022.

Mendonça, Glacinésia Leal. A responsabilidade social da biblioteca universitária para o desenvolvimento de comunidades competentes em informação, 2020, http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33756. Universidade Federal da Bahia, Tese de Doutorado. Acessado 03 dez. 2022.

Santos, Fábio Jesus dos. Competências em informação dos estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana: a contribuição da biblioteca universitária, 2015, http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20971. Universidade Federal da Bahia, Dissertação de Mestrado. Acessado 03 dez. 2022.

Santos, Keyla Sousa, et al., “Análise de programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais”. Ciência da Informação, vol. 48, no. 1, 2019, pp. 61-78, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4312. Acessado 03 dez. 2022.

Sconul Working Group on Information Literacy. The SCONUL seven pillars of information literacy: core model for education higher, 2011, https://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/coremodel.pdf. Acessado 03 jul. 2021.

Spudeit, Daniela. “Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação”. Competência em informação: políticas Públicas, teoria e prática. Org por Fernanda Maria Melo Alves, et al. EDUFA, 2016. pp. 235-277.

Uribe Tirado, Alejandro. “La alfabetización informacional en la universidad: descripción y categorización según los niveles de integración de ALFIN: caso Universidad de Antioquia”. Revista Interamericana de Bibliotecología, vol. 33, no. 1, Ene/Jun. 2010, pp. 31-83, https://bit.ly/3gZIn4P. Acessado 02 nov. 2022.

Uribe Tirado, Alejandro. “75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da Ibero-América: 2009-2013”. REBECIN, vol. 1, no. 2, Jul./Dez. 2014, pp.4-18, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/72850. Acessado 03 jun. 2021.

Uribe Tirado, Alejandro, e Castaño Muñoz, Wilson. “Information Literacy competency standards for Higher Education and their correlation with the cycle of knowledge Generation”. Liber Quarterly: The Journal of European Research Libraries, vol. 22, no. 3, 2012, pp. 213-239, https://liberquarterly.eu/article/view/10639/11427. Acessado 19 out. 2022.

Valentim, Marta Lígia Pomim. Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. Polis, 2005.

Vianna, Bárbara Ieger, e Caregnato, Sônia Elisa. “Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de competência em informação em bibliotecas universitárias”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 27, no. 2, 2022, pp. 242-267 https://brapci.inf.br/index.php/res/v/203872. Acessado 31 de out. 2022.

Vitorino, Elizete Vieira, e Piantola, Daniela. “Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados”. Ciência da Informação, vol. 38, no. 3, Set./Dez. 2009, pp. 130-141, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236. Acessado 10 jul. 2021.

Vitorino, Elizete Vieira, e Piantola, Daniela. “Dimensões da competência informacional (2)”. Ciência da Informação, vol. 40, no. 1, Jan./Abr. 2011, pp. 99-110, http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acessado 10 jul. 2021.

Vuorikari, Riina, et al., “DigComp 2.2: the digital competence framework for citizens: with new examples of knowledge, skills and attitudes”. Publications Office of the European Union, 2022, https://data.europa.eu/doi/10.2760/115376. Acessado 22 out. 2022.

Webber, Sheila, and Johnston, Bill. “Perspectives on the information literate university”. Focus, vol. 33, no. Winter, 2004, pp. 33-35, https://bit.ly/3OUymCC. Acessado 08 nov. 2022.

Publicado

2023-02-25

Cómo citar

Almeida, Eliéte Ribeiro, and Marta Leandro da Mata. “Ações Ou Programas De Competência Em Informação Nas Bibliotecas Universitárias Brasileiras”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, Feb. 2023, p. e023012, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023012.