Práticas Educacionais Relacionadas à Competência em Informação nas Bibliotecas das Universidades Federais Brasileiras

Autores

  • Júlia Schettino Jacob dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marta Leandro da Mata Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023033

Palavras-chave:

competência em informação, práticas educacionais, universidades federais, biblioteca universitária, Brasil

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as práticas educacionais relacionadas à competência em informação desenvolvidas pelas bibliotecas inseridas nas universidades federais brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e documental com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Identificou-se um quantitativo de 657 ações de cunho educacional. Observou-se que, apesar do alto número de atividades identificadas, alguns conteúdos como caracterização e avaliação de fontes de informação não são abordados na maioria das atividades. Além disso, identificou-se a necessidade de integrar as práticas educacionais ao currículo dos discentes. Considera-se que este projeto contribuirá para a criação de um programa de competência em informação aplicável, voltado para o contexto brasileiro em que as bibliotecas e instituições de ensino superior terão como base um modelo teórico-prático para auxiliar em ações de competência em informação.

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Biografia do Autor

Júlia Schettino Jacob dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Bacharel em Biblioteconomia (UFES).

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Schettino Jacob dos Santos, J., e M. Leandro da Mata. “Práticas Educacionais Relacionadas à Competência Em Informação Nas Bibliotecas Das Universidades Federais Brasileiras”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, agosto de 2023, p. e023033, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023033.