Práticas Educacionais Relacionadas à Competência em Informação nas Bibliotecas das Universidades Federais Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023033Palavras-chave:
competência em informação, práticas educacionais, universidades federais, biblioteca universitária, BrasilResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as práticas educacionais relacionadas à competência em informação desenvolvidas pelas bibliotecas inseridas nas universidades federais brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e documental com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin. Identificou-se um quantitativo de 657 ações de cunho educacional. Observou-se que, apesar do alto número de atividades identificadas, alguns conteúdos como caracterização e avaliação de fontes de informação não são abordados na maioria das atividades. Além disso, identificou-se a necessidade de integrar as práticas educacionais ao currículo dos discentes. Considera-se que este projeto contribuirá para a criação de um programa de competência em informação aplicável, voltado para o contexto brasileiro em que as bibliotecas e instituições de ensino superior terão como base um modelo teórico-prático para auxiliar em ações de competência em informação.
Downloads
Referências
Andriola, Wagner Bandeira e Araújo, Adriana Castro. Avaliação dos impactos do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 102, no. 261, maio/ago. 2021, pp. 437-464. www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4462/3989. Acessado 18 nov. 2022.
Antunes, Maria Luz, Lopes, Carlos e Sanches, Tatiana. Como combater as fake news através da literacia da informação? desafios e estratégias formativas no ensino superior. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, no. 46. https://bid.ub.edu/46/antunes2.htm. Acessado 18 nov. 2022.
Association of College and Resources Libraries (ACRL). Framework for information literacy for higher education. ACRL Board, 2016. https://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acessado 18 nov. 2022.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2010, Lisboa.
Belluzzo, Regina Célia Baptista. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD - Educação Temática Digital, vol. 6, pp. 27-42, 2005. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/772/787. Acessado 18 nov. 2022.
Belluzzo, Regina Célia Baptista, Santos, Camila Araújo dos e Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, vol. 19, no. 2, pp. 60-77, maio/ago. 2014. www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/PETBiblioteconomia/a-competencia-em-informacao..pdf . Acessado 18 nov. 2022.
Gerlin, Meri Nadia Marques, Matta, Marta Leandro da e Nunes, Denise Bacellar. Programa de formação de competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura. Revista Ibero-americana em Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, pp. 493-514, maio/ago. 2019. https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032/21352. Acessado 18 nov. 2022.
Gil, Maria del Carmen Cruz. Educación para la utilización de fuentes de calidad: ilusión o realidad. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, no. 46. https://bid.ub.edu/es/46/cruz.htm. Acessado 18 nov. 2022.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acessado 18 nov. 2022.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Declaração de Havana: 15 ações de competência em informação/ALFIN por um trabalho colaborativo e de criação de redes para o crescimento da competência em informação no contexto dos países iberoamericanos. The Hague: IFLA, 2012. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/Declaration/Compet.Declara-de-Havana.2012.Portu-Brasil.pdf. Acessado em 18 nov. 2022.
International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). IFLA trend report 2021 update: 20 politic, economic, social, cultural and technological trends to shape the future of our field and the communities we serve, as identified by emerging libraries leaders. The Hague, IFLA, 2021. https://repository.ifla.org/handle/123456789/1830. Acessado 18 nov. 2022.
Maia, Cristina Marchetti e Santos, Camila Araújo dos. Programa de Formação de Competência em Informação para bibliotecários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Palabra Clave, vol. 12, no. 1, 2022. https://doi.org/10.24215/18539912e166. Acessado 18 nov. 2022.
Mata, Marta Leandro da e Alcará, Adriana Rosecler. Análise das práticas educacionais dos bibliotecários em bibliotecas universitárias com enfoque na educação de usuários e na competência em informação, Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, 2016, Salvador. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/191003. Acessado 18 nov. 2022.
Mata, Marta Leandro da. Competência em informação: questões terminológicas e conceituais. In: Gelin, Meri Nadia Marques (org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32003. Acessado 18 nov. 2022.
Mata, Marta Leandro da e Gerlin, Meri Nadia Marques. Programa para a formação em competência em informação visando uma educação que auxilie no combate à desinformação: enfoque nos critérios de avaliação da informação e de fake news. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. 20, 2019. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/123315. Acessado 18 nov. 2022.
Mata, Marta Leandro da. Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, vol. 27, no. 2. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062. Acessado 18 nov. 2022.
Nygren, Thomas, et al. Combatting visual fake news with a professional fact-checking tool in education in France, Romania, Spain and Sweden. Information, vol. 12, no. 5, 2021. https://www.mdpi.com/2078-2489/12/5/201. Acessado 18 nov. 2022.
Oliveira, Daniel Thomé de, Cortimiglia, Marcelo Nogueira e Longhi, Magali Teresinha. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior presencial: o processo de adoção da tecnologia na perspectiva do docente. RBAAD, vol. 14, 2015, pp. 37-54. http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/03_AMBIENTES_VIRTUAIS_DE_APRENDIZAGEM.pdf. Acessado 18 nov. 2022.
Paula, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação, vol. 22, no. 2, pp. 301-315, jul. 2017. https://www.scielo.br/j/aval/a/KYs6H9L5YpppTCZHpHGd8SK/?format=pdf&lang=pt. Acessado 18 nov. 2022.
Peres, Mônica Regina, Miranda, Antônio Lisboa Carvalho de e Simeão, Elmira Luzia Melo Soares. Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades. Revista Ibero-americana em Ciência da Informação, vol. 9, no. 1, pp. 213-220, jan./jun.2016. https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231. Acessado 18 nov. 2022.
Santos, Rafael Barcelos, Simeão, Elvira Luzia Melo Soares e Nascimento, Fernanda Regina. Competência em informação aplicada aos discentes da Faculdade Unb Planaltina: desafios e integração das ações bibliotecária e docente. Ciência da Informação, vol. 45, no. 2, nov. 2017. http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3803. Acessado 18 nov. 2022.
Santos, Daniel Ribeiro dos, et al. Iniciativas para a construção do programa de capacitação e usuários do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 13, no. esp., 2017. https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/4016. Acessado 18 nov. 2022.
Santos, Júlia Schettino Jacob dos e Mata, Marta Leandro da. Competência em informação e digital em bibliotecas universitárias espanholas: análise de suas práticas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, n. esp., pp. 01-20, 2021. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1661/1278. Acessado 18 nov. 2022.
Santos, Júlia Schettino Jacob dos e Mata, Marta Leandro da. Tutoriais e guias como propulsores ao aprimoramento da competência em informação: um estudo no âmbito das bibliotecas das universidades federais do Brasil. Colóquio em organização, acesso e apropriação da informação e do conhecimento, n. 06, 2022, Universidade Estadual de Londrina. http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2022/coaic2022/paper/viewFile/810/651. Acessado 18 nov. 2022.
Uribe Tirado, Alejandro. 75 lições aprendidas de programas de competência em informação em universidades da ibero-américa: 2009-2013. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 1, no. 2, pp. 4-18, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/72850. Acessado 18 nov. 2022.
Vitorino, Elizete Vieira, Lucca, Djuli Machado de (org.).As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Edufro, 2020. https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Livros%20Novos%202020/As%20dimens%20da%20comp%20em%20inf.pdf. Acessado 18 nov. 2022.
Vitorino, Elizete Vieira e Piantola, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ci. Inf., vol. 38, no. 3, pp. 130-141, 2009. http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09.pdf. Acessado 23 jan 2023.
Zurkowski, Paul. Information services environment relatonship piorities. Nacional Commission on Libraries, 1974.
Zurkowski, Paul. Information literacy and the new era of enlightenment. 10th ILAC Conference. 2014. Apresentação em vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=8DXnUvseNTs&feature=youtu.be>. Acessado 23 jan. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Schettino Jacob dos Santos, Marta Leandro da Mata
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License