A Educação para a Competência em Informação e a Formação de Multiplicadores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

  • Carlos Robson Souza da Silva Unuversidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023004

Palabras clave:

Competência em Informação, Educação Profissional e Tecnológica, Multiplicadores de Competência em Informação

Resumen

Tem como objetivos discutir o conceito de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, refletir sobre o papel educativo dos multiplicadores de Competência em Informação e apontar para a possibilidade de uma formação de multiplicadores pensada a partir de um modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de revisão de literatura, da qual foram selecionados autores que oferecessem argumentos teóricos para alcançar os objetivos propostos. Conceitua Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica e Multiplicadores de Competência em Informação. Apresenta o Modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica de Silva (2021) e discute a possibilidade de seu uso na formação de multiplicadores. Encerra apontando para o fato de que o processo de formação continuada facilita aos profissionais da informação a implementação de ações de Competência em Informação ao mesmo tempo em que compreendem e apreendem a história, a filosofia e as dinâmicas próprias da Educação Profissional.

Tem como objetivos discutir o conceito de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, refletir sobre o papel educativo dos multiplicadores de Competência em Informação e apontar para a possibilidade de uma formação de multiplicadores pensada a partir de um modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de revisão de literatura, da qual foram selecionados autores que oferecessem argumentos teóricos para alcançar os objetivos propostos. Conceitua Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica e Multiplicadores de Competência em Informação. Apresenta o Modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica de Silva (2021) e discute a possibilidade de seu uso na formação de multiplicadores. Encerra apontando para o fato de que o processo de formação continuada facilita aos profissionais da informação a implementação de ações de Competência em Informação ao mesmo tempo em que compreendem e apreendem a história, a filosofia e as dinâmicas próprias da Educação Profissional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Robson Souza da Silva, Unuversidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UEL

  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Ciência da Informação e Docente no PPGCI/UEL

  • Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Psicologia e Docente no PPGCI/UEL

Referencias

American Association of School Libraries e Association for Educational Communication and Technology. Information Power: building partnerships for learning, 1998.

American Library Association. Presidential Comitee on Information Literacy: final report, 1989, https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acessado 29 nov. 2021.

Antunes, Ricardo. O privilégo da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, 2. ed. rev. ampl., Boitempo, 2020.

Association of College and Research Libraries. Information literacy competency standards for higher education, 2000, https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1. Acessado 29 nov. 2021.

Belluzzo, Regina Célia Baptista. A Competência em Informação no Brasil: cenários e espectros. ABECIN, 2018. http://labds.eci.ufmg.br:8080/bitstream/123456789/83/1/BELLUZZO.%20A%20compet%C3%AAncia%20em%20informa%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil%20cen%C3%A1rios%20e%20espectros.pdf. Acessado 29 nov. 2021.

Bertúlio, André Luiz de Araújo. Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação, 2012. Universidade de Brasília, Dissertação de Mestrado. https://repositorio.unb.br/handle/10482/12159. Acessado 29 nov. 2021.

Brasil. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Ministério da Educação, 2007. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acessado 21 nov. 2021.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. “Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996, www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado 29 nov. 2021.

Brasil. Resolução CNE/CP n. 1, de 1 de janeiro de 2021. “Define as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica”. Diário Oficial da União, 06 de janeiro de 2021, https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578#:~:text=%C2%A7%201%C2%BA%20Os%20cursos%20de,totalizar%C3%A1%2C%20no%20m%C3%ADnimo%2C%203.000%20(. Acessado 29 nov. 2021.

Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman. Competência em Informação na UFPR TV: a inter-relação entre informação, conhecimento e comunicação, 2014. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Tese de Doutorado. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110778/000799430.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado 29 nov. 2021.

Dudziak, Elisabeth Adriana. “O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social”. PontodeAcesso, vol. 1, no. 1, Jun. 2007, pp. 88-98. https://brapci.inf.br/index.php/res/download/86247. Acessado 29 nov. 2021.

Moura, Dante Henrique. “Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração”. Holos, vol. 2, 2007, pp. 4-30. https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549273001.pdf. Acessado 29 nov. 2021.

Pereira, Ana Paula; Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler. “O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais surdos.”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, no. esp., pp. 1-19. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/1648/1296. Acessado 10 out. 2018.

Ramos, Marise. “A educação dos trabalhadores e a utopia da plena formação humana”. Temas de Ensino Médio: formação. EPSJV, 2006. pp 11-26. https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l52.pdf. Acessado 29 nov. 2021.

Santos, Camila Araújo dos. Competência em informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, 2017. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Tese de Doutorado. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150036/santos_ca_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acessado 29 nov. 2021.

Silva, Carlos Robson Souza da Silva. “Modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica”. Competência em informação na Educação Profissional e Tecnológica. Carlos Robson Souza da Silva et al. IFCE, 2021. pp 195-234. https://www.researchgate.net/publication/359270262_COMPETENCIA_EM_INFORMACAO_NA_EDUCACAO_PROFISSIONAL_E_TECNOLOGICA_NOTAS_DE_UM_PROJETO_DE_PESQUISA/link/62324393d37dab4f96e9381d/download. Acessado 29 nov. 2021.

Silva, Carlos Robson Souza da. Competência em informação na educação profissional e tecnológica: uma análise das habilidades informacionais nas práticas de ensino e aprendizagem, 2019. Universidade Federal do Ceará, Dissertação de Mestrado. http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49717/1/2019_dis_crssilva.pdf. Acessado 29 nov. 2021.

Spudeit, Daniela. “Proposta de um programa de desenvolvimento de Competência em Informação para alunos do ensino profissional”. Ciência da Informação em Revista, vol. 2, no. 2, Maio/Ago. 2015, pp. 67-77. Acessado 29 nov. 2021.

Zurkowski, Paul. The information service environment: relationships and priorities. NCLIS, 1974. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acessado 29 nov. 2021.

Publicado

2023-01-14

Cómo citar

Silva, Carlos Robson Souza da, et al. “A Educação Para a Competência Em Informação E a Formação De Multiplicadores No Contexto Da Educação Profissional E Tecnológica”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, Jan. 2023, p. e023004, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023004.