Dimensões da Competência em Informação em Relatos de Experiência de Práticas Educativas

Autores

  • Aurea Celeste Pires de Souza Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023060

Palavras-chave:

Competência em informação, Dimensões da competência em informação, Relatos de experiência, Práticas educativas

Resumo

A competência em informação por ser multifacetada, pode ser observada por meio de quatro dimensões: técnica, estética, ética e política. Objetivo: Relacionar práticas educativas de bibliotecários às dimensões da competência em informação. Metodologia: A pesquisa é bibliográfica não exaustiva, descritiva, com abordagem qualitativa. Resultados: Foram apresentados quatro relatos de experiência com ações promotoras da competência em informação, que foram correlacionadas às dimensões técnica, estética, ética e política. Conclusões: Observa-se que as ações correspondem às quatro dimensões, umas com atividades mais explícitas em uma dimensão do que em outras, pois são complementares e agem conjuntamente em um todo que é a competência em informação. Destaca-se o papel do bibliotecário como agente multiplicador da competência em informação ao promover no espaço da biblioteca um ambiente acolhedor, de pertencimento e que propicia o aprender a aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aurea Celeste Pires de Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Brasil.

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Profa. Dra. do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Londrina, Brasil.

Referências

Association Of College and Research Libraries [ACRL]. Framework for Information Literacy for Higher Education. ALA, 2016.

Chartered Institute of Library and Information Professionals [CILIP]. Definition of Information Literacy. Information Literacy Group, 2018.

De Lucca, Djuli Machado de, e Vitorino, Elizete Vieira. “A dimensão política da competência em informação”. As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Edufro, 2020, pp. 203-234.

De Lucca, Djuli Machado de. Princípios para o desenvolvimento da competência em informação do idoso sob o foco da dimensão política, 2019. Universidade Federal de Santa Catarina, Tese de Doutorado.

Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 2008.

Mata, Marta Leandro da. “Competência em informação: questões terminológicas e conceituais”. Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Organizado por Gerlim, Meri Nadia Marques. Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018.

Miranda, Ana Maria Mendes. Multiplicadores da competência em informação e o uso da metacognição nas ações formadoras. 2020. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Dissertação de Mestrado.

Okada, Tamires Cassia Rodrigues, e Alcará, Adriana Rosecler. “O Bibliotecário como educador e multiplicador da competência em informação”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 3, 2021, pp. 786–807.

Oliveira, Alexandre Pedro de, e Vitorino, Elizete Vieira. “A dimensão técnica da competência em informação”. As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Organizado por Vitorino, Elizete Vieira, e De Lucca, Djuli Machado de. Edufro, 2020, pp. 71-126.

Oliveira, Vitor. Bibliotecas da Unisanta retomam atendimento presencial. Universidade Santa Cecília, 2021.

Orelo, Eliane Rodrigues Mota. A dimensão estética (sensível) da competência informacional. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado.

Orelo, Eliane Rodrigues Mota, e Vitorino, Elizete Vieira. “A dimensão estética da competência em informação”. As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Organizado por Vitorino, Elizete Vieira; De Lucca, Djuli Machado de. Edufro, 2020, pp. 127-148.

Pellegrini, Eliane. A dimensão ética da competência em informação: a experiência narrada dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). 2016. Universidade Federal de Santa Catarina, Dissertação de Mestrado.

Pellegrini, Eliane, e Vitorino, Elizete Vieira. “A dimensão ética da competência em informação”. As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Organizado por Vitorino, Elizete Vieira, e De Lucca, Djuli Machado de. Edufro, 2020, pp. 149-202.

Rios, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. Cortez, 2006.

Sá, Nysia Oliveira de, Elias Junior, Alberto Calil; Zattar, Marianna. “Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, no. 2, 2021, pp. 1–12.

Santos, Waneska Cardoso dos, e Alcará, Adriana Rosecler. “Ações para a formação da competência em informação: relato de experiência”. Informação@Profissões, vol. 7, no. 2, 2018, pp. 153-175.

Silva, Carlos Robson Souza da. “Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, Campus Cedro”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 17, no. 2, 2021, p. 1–14.

Vitorino, Elizete Vieira. “As dimensões da competência em informação”. As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Organizado por Vitorino, Elizete Vieira, e De Lucca, Djuli Machado de. Edufro, 2020, pp. 51-70.

Vitorino, Elizete Vieira, Piantola, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Editora da UFSC, 2020.

Vitorino, Elizete Vieira, e Piantola, Daniela. “Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados”. Ciência da Informação, vol. 38, no. 3, 2009, pp. 130-141.

Vitorino, Elizete Vieira, e Piantola, Daniela. “Dimensões da competência informacional”. Ciência da Informação, vol. 40, no. 1, 2011, p. 99-110.

Zattar, Marianna; Sá, Nysia Oliveira de; Elias Junior, Alberto Calil. “Percurso do Laboratório de Competência em Informação e Prática Informacional (LabCoInfo)”. Folha de Rosto, vol. 9, no. 1, 2023, pp. 63-73.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Souza, A. C. P. de, e A. R. Alcará. “Dimensões Da Competência Em Informação Em Relatos De Experiência De Práticas Educativas”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2024, p. e023060, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023060.