Dimensões da Competência em Informação em Relatos de Experiência de Práticas Educativas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023060Palavras-chave:
Competência em informação, Dimensões da competência em informação, Relatos de experiência, Práticas educativasResumo
A competência em informação por ser multifacetada, pode ser observada por meio de quatro dimensões: técnica, estética, ética e política. Objetivo: Relacionar práticas educativas de bibliotecários às dimensões da competência em informação. Metodologia: A pesquisa é bibliográfica não exaustiva, descritiva, com abordagem qualitativa. Resultados: Foram apresentados quatro relatos de experiência com ações promotoras da competência em informação, que foram correlacionadas às dimensões técnica, estética, ética e política. Conclusões: Observa-se que as ações correspondem às quatro dimensões, umas com atividades mais explícitas em uma dimensão do que em outras, pois são complementares e agem conjuntamente em um todo que é a competência em informação. Destaca-se o papel do bibliotecário como agente multiplicador da competência em informação ao promover no espaço da biblioteca um ambiente acolhedor, de pertencimento e que propicia o aprender a aprender.
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