A aplicação da Gestão do Conhecimento como estratégia de competitividade organizacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.08.p69

Keywords:

Gestão do Conhecimento, Estratégia, Organização, Conhecimento Organizacional.

Abstract

A Gestão do Conhecimento (GC) tem como princípio fundamental a recuperação, compartilhamento, utilização e integração do conhecimento presentes na organização. Dessa forma as tecnologias da informação e comunicação (TICs) juntamente com a GC são de suma importância para que as estratégias tenham sucesso nas organizações. As estratégias se fundamentam em um método administrativo que deve ser implementado para estabelecer o melhor curso estratégico para a organização, sendo que, estas devem estar alinhada com o ambiente organizacional. Nesse sentido, as estratégias são desenvolvidas, tornando-se necessário analisar as consequências de suas execuções. O uso da GC como ferramenta estratégica proporciona a geração de competitividade para as organizações, mas para que se obtenha resultado é essencial investimentos das organizações. Cabe aos gestores e diretores das organizações buscarem mais competitividade, sendo que, a competitividade esta relacionada diretamente a aplicação e uso do conhecimento organizacional. A adoção de estratégias e mecanismos do melhor aproveitamento do conhecimento organizacional esta relacionada ao desenvolvimento de uma cultura que valorize o conhecimento dos indivíduos que compõe a organização.

Downloads

Download data is not yet available.

References

.

Published

2016-12-03

Issue

Section

Selected Papers EIICA 2015

How to Cite

Jorge, Carlos Francisco Bitencourt, and Lyvia Luppi Faléco. “A aplicação Da Gestão Do Conhecimento Como estratégia De Competitividade Organizacional”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, no. 3, Dec. 2016, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.08.p69.

Most read articles by the same author(s)