Estratégias Baseadas no Uso de Informações e Conhecimentos Visando Sustentar as Atividades Empresariais Durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (Unimar) https://orcid.org/0000-0002-5338-1498
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Universidade Cesumar (Unicesumar)
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Walkiria Martinez Heinrich Ferrer Universidade de Marília (Unimar)
  • Francisca Miquelle Siqueira Cardoso Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02112

Palavras-chave:

Organizações, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Estratégias, Competitividade, Covid-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor estratégias baseadas no uso de informações e conhecimentos visando aumento da competitividade das organizações, mesmo diante da situação de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Para realização da pesquisa, foi utilizada como estratégia a pesquisa explanatória sequencial. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram questionários, entrevista e observação, visando compreender o perfil das organizações, dos empresários bem como as ações já realizadas frente à pandemia da Covid-19 pelo grupo Empretecos, responsável por aglutinar as organizações. Ao apresentar, analisar e interpretar os dados da pesquisa foi possível identificar o perfil das organizações e dos empresários e compreender suas demandas e dificuldades frente à pandemia de Covid-19. Com isso, construiu-se estratégias baseadas no uso de informações e conhecimentos, visando preservação e estabilidade das organizações, frente ao isolamento social, bem como a continuidade e o uso dos resultados das estratégias no formato de informações e conhecimentos para serem usados de maneira estratégica. Espera-se que com as. estratégias propostas as organizações mantenham a competitividade diante do momento de pandemia de Covid-19.

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Biografia do Autor

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (Unimar)

    Pós-Doutorando em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Doutor em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pela UNESP/SP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/SP. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, 2008. Graduado em Administração de Empresas pelo UNIVEM/SP, 2007. Realizou doutoramento sanduíche como pesquisador internacional em Westminster College nos Estados Unidos da América, desenvolvendo pesquisas com enfoques em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Gamification para Organizações. Membro na Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). Professor de Administração na Universidade de Marília. Professor convidado em Programas de Pós-graduações em Instituições de nível superior. Empresário e consultor empresarial - BM Serviços e Consultoria. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto Apreenda e Empreenda do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília. Ex-sócio e diretor da empresa TPC Soluções em Informática. Ex- diretor de serviços da Associação Comercial e Industrial de Marília, atualmente atua como primeiro secretário na instituição(Voluntário). Presidente do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília (Voluntário).

  • Cláudia Herrero Martins Menegassi, Universidade Cesumar (Unicesumar)

    Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações na Universidade Cesumar (Unicesumar) e pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Pós-Doutor em Ciência da Informação (Unesp/SP) e Doutor em Engenharia de Produção (UFSCAR/SP)

    Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus Tupã, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", SP, Brasil

  • Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, Universidade de Marília (Unimar)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Marília: Marilia, SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidde de Marília (Unimar).

  • Francisca Miquelle Siqueira Cardoso, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda do Programa de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (Unesp).

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Jorge, Carlos Francisco Bitencourt, et al. “Estratégias Baseadas No Uso De Informações E Conhecimentos Visando Sustentar As Atividades Empresariais Durante a Pandemia De Covid-19”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, traduzido porCláudia Herrero Martins Menegassi, vol. 15, julho de 2021, p. e02112, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02112.