Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor

a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4

Palavras-chave:

colaboração professor/bibliotecário, biblioteca escolar, pesquisa em biblioteca escolar, modelo TLC

Resumo

O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Campello, Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

Pereira, G., e B. Campello. “Compreendendo a colaboração Entre bibliotecário E Professor: A contribuição Dos Estudos De Patrica Montiel-Overall E Do Modelo TLC”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 10, nº 2, novembro de 2016, doi:10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4.

Edição

Seção

Artigos
Bookmark and Share