Modelos de gestão do conhecimento em micro e pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.11.p166Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, GC, Micro e Pequenas Empresas, MPE, Modelos de Gestão do Conhecimento, Modelos de GC.Resumo
Analisam-se modelos de gestão do conhecimento (GC), com base no perfil percebido em micro e pequenas empresas (MPE) de tecnologia de Sergipe, especificamente os modelos propostos por C. R. Silva Júnior (2006); E. E. Thiel (2002); M. C. Rumizen (2002) e G. Von Krogh, K. Ichijo e T. Nonaka (2000). A carência de trabalhos nesse sentido voltados para as MPE, que já respondem por 28% da receita bruta do setor formal e 20% do Produto Interno Bruto do Brasil, pode ser um dos motivos para que não desempenhem papel ainda mais significativo na economia brasileira. O corpus integra 60 (sessenta) colaboradores de 10 (dez) MPE instaladas no Parque Tecnológico de Sergipe, incorporando gestores, colaboradores-chave e representantes do corpo operacional. Mediante a conjunção de técnicas – entrevista, questionário e observação direta – identificam-se atributos das MPE de tecnologia, assim como características dos processos adotados e dos considerados ideais pelos colaboradores. Os resultados centrais revelam a inadequação das propostas estudadas, porque são elaboradas visando sempre às médias e grandes empresas. O modelo mais próximo da realidade das MPE é o Enabling knowledge creation, de G. Von Krogh, K. Ichijo e T. Nonaka, embora sua adaptação às micro e pequenas empresas exija significativas mudanças. Isso permite inferir a necessidade de os teóricos em GC idealizarem um modelo específico à realidade das MPE.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License