Atividades de Mediação da Leitura nas Bibliotecas Escolares da Rede Pública Estadual de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024028

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da leitura, Biblioteca escolar

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi evidenciar como as atividades de mediação da leitura são realizadas nas bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Salvador. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo como método o levantamento e o estudo de múltiplos casos que possibilitaram investigar as atividades de mediação da leitura nas referidas bibliotecas. A técnica de aplicação de questionários, realizada por e-mail, buscou, nas 22 bibliotecas escolares com bibliotecárias, compreender como as atividades de mediação da leitura são realizadas. Os resultados da pesquisa possibilitaram identificar que 19 bibliotecárias realizam atividades de mediação da leitura e que o objetivo mais citado para essas atividades foi o de incentivo/estímulo/interesse pela leitura. Assim, concluiu-se pela trajetória investigativa que as ações em coletivo e que ocorrem de maneira mais direta, com a participação dos(as) leitores(as), constituem o modo de desenvolvimento da maior parte das atividades de mediação da leitura em escolas da Rede Pública Estadual de Salvador.

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Biografia do Autor

  • Simone Reis Santana de Sales, Universidade Federal da Bahia

    Mestrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. 

  • Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

    Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Sales, Simone Reis Santana de, e Raquel do Rosário Santos. “Atividades De Mediação Da Leitura Nas Bibliotecas Escolares Da Rede Pública Estadual De Salvador”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, agosto de 2024, p. e024028, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024028.