A Educação para a Competência em Informação e a Formação de Multiplicadores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Carlos Robson Souza da Silva Unuversidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023004

Palavras-chave:

Competência em Informação, Educação Profissional e Tecnológica, Multiplicadores de Competência em Informação

Resumo

Tem como objetivos discutir o conceito de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, refletir sobre o papel educativo dos multiplicadores de Competência em Informação e apontar para a possibilidade de uma formação de multiplicadores pensada a partir de um modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de revisão de literatura, da qual foram selecionados autores que oferecessem argumentos teóricos para alcançar os objetivos propostos. Conceitua Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica e Multiplicadores de Competência em Informação. Apresenta o Modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica de Silva (2021) e discute a possibilidade de seu uso na formação de multiplicadores. Encerra apontando para o fato de que o processo de formação continuada facilita aos profissionais da informação a implementação de ações de Competência em Informação ao mesmo tempo em que compreendem e apreendem a história, a filosofia e as dinâmicas próprias da Educação Profissional.

Tem como objetivos discutir o conceito de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, refletir sobre o papel educativo dos multiplicadores de Competência em Informação e apontar para a possibilidade de uma formação de multiplicadores pensada a partir de um modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de revisão de literatura, da qual foram selecionados autores que oferecessem argumentos teóricos para alcançar os objetivos propostos. Conceitua Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica e Multiplicadores de Competência em Informação. Apresenta o Modelo de Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica de Silva (2021) e discute a possibilidade de seu uso na formação de multiplicadores. Encerra apontando para o fato de que o processo de formação continuada facilita aos profissionais da informação a implementação de ações de Competência em Informação ao mesmo tempo em que compreendem e apreendem a história, a filosofia e as dinâmicas próprias da Educação Profissional.

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Biografia do Autor

  • Carlos Robson Souza da Silva, Unuversidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UEL

  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Ciência da Informação e Docente no PPGCI/UEL

  • Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Doutora em Psicologia e Docente no PPGCI/UEL

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Publicado

2023-01-14

Como Citar

Silva, Carlos Robson Souza da, et al. “A Educação Para a Competência Em Informação E a Formação De Multiplicadores No Contexto Da Educação Profissional E Tecnológica”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2023, p. e023004, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023004.